Nessa época, as embarcações chegavam e saíam das barrancas do Rio Taguaré (Itiberê).
Criada a Capitania do Porto de Paranaguá, em 1° de outubro.
Porto ganhou o nome de Dom Pedro II.
Dom Pedro II chega a Paranaguá, com sua comitiva.
Porto de Paranaguá é estabelecido como o marco zero da linha férrea.
Porto de Paranaguá é tomado pelos federalistas, parte da navegação é paralisada.
Nova alfândega é inaugurada na Avenida José Lobo.
Porto de Paranaguá começa o Ciclo da Exportação de madeira.
Lançado 1° caixão construído com concreto armado, projetado para formar os segmentos do cais de Paranaguá.
O vapor Comandante Alcídio atraca no novo porto ainda em obras. Extraoficialmente, foi o primeiro navio.
Porto recebe o primeiro navio estrangeiro: o inglês Somme.
Cais de inflamáveis, com 150 metros, construído desde o início da década, começa a operar.
Ampliação de 270 metros do cais do Porto de Paranaguá.
O ciclo da madeira, como principal produto de exportação, se encerra e dá lugar ao ciclo do café.
Concluída a ampliação de 500 metros de cais a leste.
Porto atinge 1 milhão de toneladas movimentadas.
Porto de Paranaguá é o Maior Exportador de Café do Mundo. Na foto, governador Paulo Pimentel posa com a saca de nº 6 milhões exportada para os EUA.
Obras de ampliação do cais comercial em 516 metros.
Lei estadual integra o Porto de Antonina ao de Paranaguá, administrados pela Appa (autarquia criada em 68).
Presidente Médici inaugura o Corredor de Exportação: 516m de cais, moega, correias, dois shiploaders e quatro silos horizontais.
Construído Oleoduto ligando o cais de inflamáveis à refinaria da Petrobras em Araucária.
Nesse mesmo ano, o Porto recebe materiais para a construção da usina de Itaipu.
Em novembro é inaugurado o Canal da Galheta, já dragado e em uso.
O primeiro navio Roll on/Roll o a atracar no porto é o Navio Superpesa.
Inauguração de quatro silos da Cotriguaçu, com a presença do presidente Geisel e do governador Jayme Canet.
Criado o Pátio de Triagem para receber os caminhões graneleiros.
Engenheiros Kozo Kawata e Paulo Wanke recebem prêmio da Portobrás, pelo projeto de duplicação da capacidade da moega do silo público (foto).
Criada a Guarda Portuária. Primeira turma começa a trabalhar em 1987.
De 1987 até esta data, Porto ganha mais 510 metros de cais.
É inaugurado o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
Porto de Paranaguá chega aos 65 anos como o segundo maior porto do Brasil.
Porto de Paranaguá recebe, da Associação Internacional de Portos, placa de ouro pelos avanços tecnológicos.
Criado o Carga On Line – sistema de gestão do fluxo de caminhões.
Porto de Paranaguá é líder na exportação de grãos na América Latina.
Porto recebe o maior navio de sua história: o Cosco Vietnan, com 334 metros e capacidade para até 8 mil contêineres.
Porto obtém sua primeira licença ambiental de operação.
Iniciada maior dragagem da história dos portos abrangendo canais de acesso, berços e baias de evolução.