Nota de esclarecimento 19/07/2019 - 10:05
Os Portos do Paraná esclarecem que os navios iranianos Bavand e Termeh aguardam para abastecimento na baía de Paranaguá, desde o início de junho. Nenhuma das embarcações movimentou ou vai movimentar carga pelos terminais paranaenses. Para abastecer, os navios não precisam atracar e recebem o combustível por barcaças.
O navio Bavand, já autorizado pelos órgãos anuentes, aguarda fundeado em frente ao Porto de Paranaguá. A embarcação já está carregada com 48 mil toneladas de milho. A carga foi operada no porto de Imbituba/Santa Catarina.
O navio Termeh aguarda, desde o dia 9 de junho, fundeado fora da Barra de Paranaguá (a cerca de 20 quilômetros do porto paranaense). A embarcação está vazia, aguarda combustível para seguir rumo ao porto de Imbituba (SC), onde receberá a carga, também de milho.
Os Portos do Paraná acompanham a situação, porém todas as informações devem ser solicitadas diretamente ao armador do navio, via agência marítima. Em Paranaguá, a agência é a Unimar e, em Santa Catarina, a Friendship.
Sobre as relações comerciais e demais entraves, somente a Petrobras pode se pronunciar.