Agricultores paranaenses visitam o Porto de Paranaguá 10/08/2012 - 16:09

Animados com os resultados deste ano e já pensando nas próximas safras, os produtores rurais conhecem um pouco da estrutura disponível para o escoamento da produção e novos projetos

   Um grupo de 47 produtores rurais visitou, nesta sexta-feira (10), o Porto de Paranaguá. Este é o primeiro de um total de três grupos que visitarão o porto nas próximas semanas, sob coordenação da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). O objetivo das visitas é fazer com que os produtores entendam um pouco mais do processo de escoamento da safra agrícola. Eles foram recebidos pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, e pelo diretor empresarial, Lourenço Fregonese.

   “Cada vez que a Appa anuncia a quebra de algum recorde na exportação dos grãos, na verdade os grandes recordistas são os produtores que trabalham – de sol a sol – país afora. Para esses agricultores, hoje eu reforço o compromisso que assumi – a pedido do governador Beto Richa - no meu primeiro dia como superintendente: atuar para atender o campo, como merece ser atendido”, afirmou Dividino.

   Para os produtores, o superintendente falou da nova fase do Porto que aprovou recentemente o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) o qual também foi construído com a representação dos agricultores. “Para expandir e dar condições e conforto de operação para os nossos clientes, com o novo PDZ em mãos, a partir de 2013 daremos início ao maior plano de outorga (com 14 áreas de arrendamento, para melhor acomodar também os granéis agrícolas), com mais três terminais novos e modernos, de grande porte. Com isso, queremos estimular a concorrência - que ajuda a regular os preços sem que haja a exploração de quem está na ponta”, expõe o superintendente.

Atividade - A iniciativa da visita é da Faep, que participou da construção do novo PDZPO. De acordo com o representante Nilson Hanke Camargo, os produtores rurais são os maiores usuários do porto. “Eles produzem ou utilizam as principais cargas operadas por aqui – são os grãos e o fertilizante -, por isso é fundamental que entendam esse processo”, afirma.

   Para as próximas duas semanas, outros dois grupos, de mais de 60 agricultores, são esperados. Segundo a Faep, este momento é o mais indicado para essa atividade – pelo desempenho da agricultura e pelo cenário. “Fazia tempo que pretendíamos propiciar essa visita técnica aos produtores, mas nunca foi possível. Atualmente, encontramos o porto muito mais aberto, transparente e receptivo”, afirma o representante da Faep.

   A Faep integra 184 sindicatos rurais, dos quais os agricultores que visitaram o porto são presidentes ou diretores. A maioria dos produtores que estiveram em Paranaguá, nesta sexta-feira, produz soja e milho. Porém, também havia cafeicultores e produtores de mandioca. Segundo Camargo, por questões de volumes esses produtores não exportam diretamente os seus produtos. “Eles entregam em postos de coletas das próprias cooperativas ou das trades agrícolas”, explica o engenheiro agrônomo.

   Ao todo, no Paraná, são quase 350 mil produtores rurais.

GALERIA DE IMAGENS