Aida Cara atraca novamente no Porto de Paranaguá

20/12/2013 - 15:00

Esta é a última parada turística, em 2013. Para 2014, outras duas paradas deste e de outros dois navios de passageiros são aguardadas no terminal paranaense

No próximo domingo, dia 22, o navio Aida Cara volta a atracar no Porto Paranaguá. Com 1.083 passageiros e 396 tripulantes, a embarcação de cruzeiros permanece no Litoral Paranaense durante todo o dia. Esta é a última parada turística de 2013. Para 2014, novas paradas estão programadas para janeiro, fevereiro e março. Além do Aida Cara, outros dois navios visitam a costa paranaense: o Bremen (que ficará ao largo, na Ilha do Mel) e o Sea Explorer (que também atracará no Porto).

Nesta parada o Aida Cara atraca no berço 208, em frente ao portão principal do Porto de Paranaguá. A área de circulação das pessoas será isolada e, no local, será montado um receptivo as turistas. “Em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, a Paraná Turismo, a Fundação Municipal de Turismo, a Adetur Litoral e as agências locais, vamos disponibilizar informação e cultura. Tudo com muita segurança, coordenada pela Guarda Portuária, e organização”, afirma o diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Lourenço Fregonese.

A apresentação cultural no cais do Porto de Paranaguá, viabilizada pela Fundação Municipal de Turismo, será de uma escola de samba local. Além da área de informação e entretenimento, a Appa disponibilizou uma área de estacionamento de ônibus e vans para facilitar o deslocamento dos turistas que compraram roteiros pela região.

Roteiros - De acordo com a agência especializada que atende exclusivamente no navio, serão sete ônibus que farão o transporte de quase 250 passageiros, que escolheram passeios por Curitiba, Paranaguá/Morretes/Antonina, Caminhada cultural por Paranaguá e Ilha do Mel. O valor do transporte, para esses turistas, já está incluído no pacote.

Além desta, uma agência local estará com oito vans (15 lugares cada) para fazer o translado Porto/Praça de Eventos (a R$ 20 por pessoa ida / volta - (EUR 6)). Na praça, a agência disponibilizará outras opções de pacotes.

Para os turistas que optarem por fazer um passeio por conta, na tenda montada no cais haverá a distribuição do material informativo e de orientação em inglês.

Atrativos – A diretora-presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, afirma que as paradas de navios de cruzeiros estão crescendo de forma significativa e tendem a se consolidarem não apenas como paradas técnicas.

“Até o início da próxima temporada, outras paradas de navios estão programados para acontecer no Porto de Paranaguá. Estamos, inclusive, estudando as possibilidades que existem de um dos navios fazer embarque de passageiros em nosso Litoral. Com o esforço de todos os parceiros que se envolvem no receptivo a esses turistas que nos visitam e com os atrativos que o nosso Estado oferece, a tendência é que entremos, definitivamente, nas rotas de cruzeiros nacionais e internacionais”, conclui.

Durante a visita dos turistas, maioria alemã, a Paraná Turismo fará a distribuição de revistas do programa "Paraná Prazer em Conhecer", em edições bilingües (inglês e espanhol). Além disso, o escritório regional da Secretaria do Esporte e do Turismo abrirá o Palácio Mathias Bohn, com a exposição de fotos "Paraná Prazer em Conhecer", das 9h às 17h.

Turistas - Para 2014, outras duas paradas técnicas do Navio Aida Cara estão previstas para o Porto de Paranaguá – nos dias 17 de janeiro e 16 de fevereiro. Para março, são esperados os navios Bremen, no dia 9 de março, e o Sea Explorer, da National Geographic.

Este ano, o Porto de Paranaguá já recebeu mais de 1.735 turistas, em três navios de cruzeiros: o Seabourn Quest (no dia 15 de novembro), com quase 500 turistas, o navio de expedição da National Geographic (no dia 19 de outubro), com 113 passageiros, e o Aida Cara, que fez a primeira parada no dia 22 de novembro, com 1.122 passageiros.

No ano passado, a embarcação fez quatro paradas (a última no dia 15 de novembro de 2012). Até hoje, a embarcação já trouxe ao Litoral e capital do Estado quase 7 mil visitantes.