Appa apresenta diagnóstico na 8ª Semana de Meio Ambiente de Paranaguá

08/06/2013 - 10:00

Até amanhã (9), a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) participa da Semana de Meio Ambiente de Paranaguá. Além de apresentar as ações ambientais que vem desenvolvendo, a autarquia expõe o diagnóstico socioambiental, construído com a comunidade local, durante a dragagem de manutenção do Canal da Galheta.

O evento é organizado pelo Ibama, IAP e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). O estande, coordenado pela equipe do Núcleo Ambiental da Appa, é um dos 40 que compõe a oitava edição da Semana, no Aeroparque do município.

"Nesta edição, entre outras ações, fizemos questão de apresentar para os visitantes – principalmente composto de estudantes do Ensino Fundamental e Médio – o resultado do trabalho de Educação Ambiental desenvolvido com a comunidade pesqueira de Paranaguá e Antonina, durante a dragagem de manutenção do Canal de acesso aos portos paranaenses, no ano passado”, afirma o diretor técnico da Appa, Paulinho Dalmaz.

Durante a obra – realizada no Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá, entre julho e dezembro de 2012 - um diagnóstico participativo foi traçado junto com as comunidades, levantando as principais demandas dos que vivem no entorno do porto. Com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, de áreas como biologia marinha, antropologia e artes plásticas, os pescadores e familiares de doze comunidades desenvolveram um mapa, riscado e pintado em tecido.

“O mapa é um instrumento de reivindicação, onde estão listadas as principais observações da comunidade sobre o que desejam para o meio ambiente onde vivem e tiram o sustento”, conclui o diretor.

VISITANTES – Entre os estudantes que visitavam a Semana do Meio Ambiente, estavam Cássia dos Santos e Yorrana Alves, de 13 anos, ambas do 9º ano. Segundo elas, o melhor da Semana do Meio Ambiente de Paranaguá são as informações. “"É bacana para a gente aprender mais. Mesmo morando em Paranaguá, a gente não conhece muito sobre o Porto. Aqui, a gente fica conhecendo um pouco mais"”, dizem as meninas.

Para a professora e técnica de biologia do Núcleo Regional de Educação, Fabiana Rodrigues, o que é trabalhado na escola, os alunos podem verificar, na prática, como as empresas de Paranaguá fazem em relação ao Meio Ambiente. "“É importante para eles conhecerem como está o desenvolvimento da cidade, nessa questão ambiental. Participar também é exercer a cidadania"”, afirma Fabiana.

A 8ª Semana de Meio Ambiente começou no último dia 5. Até domingo, a feira está aberta à visitação das 8h às 18h.