Appa cria grupos de trabalho para discutir soluções de integração entre o porto e a cidade

11/03/2014 - 17:47

Limpeza das vias de acesso e dificuldades no trânsito, causadas pelo acúmulo de caminhões, serão temas focados para sugerir soluções em curto, médio e longo prazos

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a Prefeitura Municipal de Paranaguá, a Câmara de Vereadores e toda a comunidade portuária estão se mobilizando em grupos de trabalho especializados para tentar resolver os problemas de sujeira nas vias de acesso do porto e às dificuldades de trânsito dentro e na saída da cidade, causadas por acúmulo de caminhões. O trabalho, multidisciplinar, começou a ser executado nesta terça-feira (11) e foi delimitado na semana passada, em reunião que envolveu autoridades para discutir formas de melhorar as condições de trânsito e de limpeza, em Paranaguá.

“A integração entre o Porto e a cidade é um desafio em todas as cidades portuárias do mundo. Nós, enquanto autoridades, temos obrigação de tentar encontrar um equilíbrio para que a cidade consiga conviver bem com o porto, já que é primordial para o desenvolvimento de toda a região”, avalia o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

O prefeito de Paranaguá, Edson Kersten, disse que a questão mais crítica, hoje, para Paranaguá é a entrada da cidade. “Nos últimos anos, as coisas se acentuaram muito rápido. Precisamos pensar em soluções para curto, médio e longo prazo. Hoje, os caminhões que se acumulam na entrada da cidade, nas redondezas dos postos de gasolina, são o nosso principal problema. Estes grupos de trabalho, sem dúvida alguma, vão contribuir muito para as soluções a curto prazo”, disse Kersten.

Na primeira rodada de debates, realizada nesta terça-feira (11), os grupos discutiram soluções para os problemas tratando da limpeza das vias urbanas, das filas de saída da cidade, e das filas de caminhão nas proximidades do terminal de contêineres. O grupo que trata da limpeza das vias aprovou a criação de uma comissão conjunta, com autoridades e órgãos fiscalizadores, para fazer uma vistoria em todos os terminais e armazéns instalados em Paranaguá. Aqueles que não tiverem condições de recebimento de mercadorias serão descredenciados do Porto.

No grupo de trabalho que trata das filas nas imediações do terminal de contêineres, ficou estabelecido o aumento de efetivo de pessoal no atendimento do posto avançado e, com isso, agilizar a liberação das carretas. Também será estudado, pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), o estabelecimento de um novo local para este posto, para melhorar o fluxo.

O grupo que discutiu soluções para as dificuldades de tráfego na saída da cidade sugeriu a criação de uma central de fretes, melhorando a situação dos postos de combustíveis. Hoje, cerca de 400 transportadoras estão espalhadas nos postos da saída da cidade, fazendo com que os caminhões se acumulem para a negociação do frete de retorno. Com a criação de uma central, todas as transportadoras ficariam reunidas em um único lugar, desafogando a saída da cidade.

Além da Appa, Prefeitura e Câmara dos Vereadores, os grupos de trabalho contam com a participação da Polícia Militar (PM), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Ministério Público Estadual (MP), operadores portuários, Ecovia, Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar).