Appa debate desafios da infraestrutura na maior feira de logística da América Latina 01/04/2014 - 16:40

Superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, palestrou durante o painel que abriu a Intermodal 2014. A Appa participa da feira com cerca de 30 parceiros

O Superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, participou nesta manhã (1), em São Paulo, do painel “Infraestrutura, avanços e perspectivas” que abriu a Intermodal South America 2014, maior feira de logística da América Latina. Junto com outros representantes do setor portuário do Brasil, empresários do setor de logística e representantes governamentais, Dividino falou sobre os projetos futuros dos portos paranaenses e as expectativas de desenvolvimento para o setor.

"Estamos todos na expectativa de que os projetos de ampliação saiam e, como isso está nas mãos do governo federal, enquanto não acontece, estamos pondo em prática ações que nos cabem. Nos portos paranaenses, implantamos medidas administrativas e logísticas, que já conseguiram dar mais agilidade às operações", disse.

Durante o debate, os participantes do painel discutiram as soluções logísticas na área de portos, aeroportos, ferrovias e rodovias. Entre os temas abordados, os desafios e entraves para o desenvolvimento do cenário logístico brasileiro; o estágio atual dos programas de investimento federal; e as políticas de concessões de rodovias, ferrovias, terminais portuários e aeroportos.

As conferências e painéis se estendem durante todo o evento, que concentra diversos representantes de todos os setores logísticos. Do painel, ao lado de Dividino, participaram o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia; Renato Barco, Presidente da Codesp - Companhia das Docas do Estado de São Paulo; Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária; Claudio Loureiro, Presidente do Centro Nacional de Navegação; Carlos Nascimento, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Casemiro Tércio, Presidente do Porto de São Sebastião; Laurence Casagrande Lourenço, Diretor Presidente do Desenvolvimento Rodoviário S/A; Jorge Mello, Presidente das Docas do Rio de Janeiro; Alexandre Barra, Diretor Adjunto de Relações Institucionais da Andrade Gutierrez; Wilen Mateli, Diretor Presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).

O moderador foi Vernon Richard Kohl, Consultor em Logística.

Intermodal - O estande dos portos paranaenses na feira Intermodal, como em todos os anos, congrega cerca de 30 operadores portuários. O objetivo de participar do evento em conjunto é mostrar a diversidade das atividades portuárias oferecidas nos portos do Paraná.

"É uma oportunidade única de trocar experiências, conhecer boas práticas e tirar dúvidas de quem nos procura. Para os operadores, a feira também se mostra um importante local de negócios", avalia Dividino.

A Intermodal South America acontece até quinta-feira (3), em São Paulo, no Transamérica Expocenter. Visitantes devem se cadastrar via internet através do site www.intermodal.com.br.