Appa desenvolve conceito do centro convivência do Porto de Paranaguá 27/03/2014 - 13:50

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) concluiu o estudo preliminar para o novo Centro Administrativo e Operacional, Complexo Náutico e Área de Convivência do Porto de Paranaguá. A partir desse projeto conceitual, serão desenvolvidos os projetos executivos desses e de outros empreendimentos previstos.

O estudo do novo conceito global para o setor Leste do Porto de Paranaguá prevê um total de 24 novas áreas, entre essas o novo Centro Administrativo da Appa, dois prédios operacionais, dois outros prédios administrativos de oito andares (que poderão abrigar empresas de todo o complexo portuário), uma marina, um terminal de passageiros, heliporto, hotel, restaurante, estacionamento e, ainda área de lazer com pista de caminhada e ciclovia.

A partir desse conceito global, desenvolvido sobre o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado de Paranaguá, será desenvolvido o estudo preliminar de cada uma dessas áreas. “Nosso objetivo é associar os interesses administrativos e operacionais aos turísticos, desenvolvendo o cenário econômico da cidade, promovendo o crescimento das atividades marítimas voltadas, também, ao lazer e ao turismo – uma necessidade antiga do Litoral do Estado e uma demanda que já temos e que tem aumentado, a cada ano”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

O projeto já foi apresentado ao prefeito de Paranaguá, Edson Kersten. “Para a cidade de Paranaguá a instalação de um terminal de passageiros é essencial para fomentar o turismo. Com este projeto da Appa, a prefeitura, que também está contratando o projeto executivo de um terminal turístico, poderá utilizar esta modelagem”, disse.

Em 2013, o Porto de Paranaguá recebeu quatro escalas de navios de passageiros; um total de mais de 3,6 mil turistas estrangeiros. De visitas, do Brasil todo, no ano foram quase 11 mil pessoas. “Com esse novo complexo, conseguiremos atender todo esse público com mais conforto e segurança, movimentando ainda mais o turismo em Paranaguá”, completa o superintedente.

Conceito – Considerando a estrutura já existente e as necessidades da Appa, o estudo preliminar está sendo realizado pela empresa Geplarq Arquitetura S/S, de Curitiba, ganhadora da licitação, realizada em setembro de 2013. O projeto, no valor de R$150 mil, começou a ser desenvolvido em meados de janeiro deste ano. O prazo de conclusão desses estudos é de 120 dias.

Concluída essa etapa de projeto conceitual (que traz, inclusive, estimativas de custo do Complexo), serão licitados os projetos executivos das obras. Em primeiro lugar, será desenvolvido o projeto executivo da infraestrutura para as instalações - construção da ponte e outros acessos necessários, obras de aterro, dragagem, iluminação, saneamento, paisagismo, entre outras necessárias para a implantação do novo complexo. Quando esta etapa estiver pronta e licenciada, serão executados os prédios e demais áreas.