Appa e Cohapar sorteiam novas casas no Porto Seguro

04/12/2013 - 16:50

Sorteio é feito entre as 131 famílias previamente cadastradas para a definição da localização das casas no novo bairro. Com isso, estão em fase de conclusão as construções no bairro, que somam 232 moradias. Em 2014, outras 168 casas serão construídas

A Cohapar e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promoveram hoje (04), em Paranaguá, o sorteio da localização das 131 novas casas que serão entregues no bairro Porto Seguro. Com isso, o Governo do Paraná fechará o ano de 2013 com 232 casas entregues para relocação das famílias que viviam numa área de risco, nos arredores do terminal de álcool do Porto de Paranaguá.

As casas foram construídas com verba da Appa, repassada à Cohapar que ficou responsável pela obra. O terreno, no recém criado bairro Porto Seguro, foi doado pela prefeitura de Paranaguá. “Essa é a penúltima etapa. No próximo dia 20, faremos a entrega dessas casas sorteadas, desejando que essas famílias passe o Natal já comemorando vida nova”, disse, durante o sorteio, o diretor de Regularização Fundiária e Relações Comunitárias da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus.

Uma das sorteadas foi a Kelli Tavares Vieira, 33 anos, que, junto com um casal de filhos, vai morar na quadra 2 lote 4. “Não sei nem explicar a emoção de ter sido sorteada. Faz anos que estou esperando. Aqui é muito melhor. Lá onde eu morava não tinha segurança, eu morava num beco. Em pensar que aqui vou morar na rua, não vou pisar na lama e a escola é praticamente na porta da minha casa. Minha vida vai melhorar bastante”, comemora.

Outra família sorteada foi a de Oscar da Silva Pereira, de 45 anos, a esposa e três filhos. Eles vão morar na quadra 4, lote 12, do Porto Seguro. “Tanto a minha vida como a da minha família toda vai mudar. Estamos deixando uma área de risco para uma área com mais segurança. Espero crescer aqui, familiar e materialmente”, conta seo Oscar.

Em 2014, terá início a construção do segundo lote de casas – que somam 168 – e que serão erguidas em outro terreno a ser doado pela Prefeitura, desta vez no bairro Jardim Esperança. O processo de doação da área está tramitando na Prefeitura de Paranaguá e a expectativa da Cohapar é dar início às obras em março de 2014.

Histórico – O levantamento das famílias que viviam em área de risco foi realizado em 2007 e listou 400 famílias que seriam realocadas da ocupação ilegal que se instalou nas imediações do terminal de álcool. A área conhecida como Vila Becker foi ocupada irregularmente ao longo dos anos e a Justiça determinou a retirada das famílias do local, para evitar possíveis acidentes.