Appa e prefeitura mobilizam comunidade portuária para limpeza das vias de acesso 07/06/2012 - 10:00

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, e a secretária municipal de meio ambiente. Jozaine Baka, realizaram reunião para tratar da limpeza das vias de acesso ao Porto de Paranaguá. A prefeitura e a Appa para pretendem unir esforços no sentido de mobilizar as empresas que atuam na atividade portuária a reduzirem a geração de resíduos na região do entorno do Porto.

“O porto não pode prejudicar a comunidade do entorno onde ele está inserido. O governador Beto Richa determinou que não poupemos esforços para minimizar estes problemas e é isso que estamos fazendo”, disse Dividino.

De acordo com a secretária, o objetivo da prefeitura não é simplesmente multar os infratores. O que se busca é sensibilizar os envolvidos para se obter um resultado efetivo da limpeza.

A Appa vem fazendo o seu papel. Além de promover a limpeza das vias com o auxílio de máquinas e homens que fazem a varrição, a Autarquia está dando a destinação correta dos resíduos. Uma empresa foi contratada para fazer este trabalho. A Appa disponibiliza cerca de 80 caçambas na área de entorno do porto e no Pátio de Triagem. Esses recipientes permitem a separação do lixo e a correta destinação.

Após a separação, o lixo segue para aterros autorizados pelos órgãos ambientais para receber estes resíduos. “Cada lote que segue para os aterros gera um documento com informações como a data, peso, quantidade, especificação e aterro escolhido para o depósito dos resíduos. Esse controle garante segurança para os trabalhadores e preservação ao meio ambiente”, explica Paulinho Dalmaz, diretor técnico da Appa.

Limpeza – Para manter as ruas do entorno limpas, a Appa tem investido na eliminação da causa do problema. Para isso, está promovendo a limpeza dos caminhões que deixam a moega e o cais através de jatos de ar. Com isso, os caminhões não seguem vazando pelas vias, o que causa acúmulo de sujeira.
A complementação deste trabalho é feita com a varredura diária das vias de acesso e corredor de exportação. Para essa limpeza, a Appa disponibiliza três máquinas varredeiras, jatos de ar nas saídas do cais comercial e nos terminais que recebem granéis e uma equipe de 80 pessoas, além de fiscais.

Compostagem - Dentro do Plano de Gerenciamento de Resíduos, todo o resíduo orgânico coletado na limpeza, principalmente da área por onde passam os grãos (Silão, Corredor de Exportação, Moega e Berços 12, 13 e 14), é recolhido e enviado pela Associação dos Operadores do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá para uma empresa de Ponta Grossa (PR), que faz a compostagem do material e transforma em adubo para a plantação de grama.

Núcleo ambiental - Para cuidar dessas e de outras demandas ambientais, o Porto criou o seu próprio Núcleo Permanente de Gestão Ambiental. O núcleo é responsável por cuidar do Meio Ambiente no qual o Porto está inserido, promovendo a Educação Ambiental, controlando o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, monitorando a qualidade do ar e da água, a fauna e a flora e sempre pensando em soluções que visam garantir a segurança das atividades portuárias, minimizando o impacto na natureza.