Appa estreita diálogo com Ministérios Públicos Federal e Estadual 13/01/2012 - 11:20

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) recebeu representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual para uma reunião. O encontro foi articulado pela secretária estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e o superintendente da Appa, Airton Maron, receberam o procurador do Ministério Público Federal, Alessandro José Fernandes de Oliveira e o promotor do Ministério Público Estadual, Alexandre Gaio.

Para Richa Filho, o diálogo tem facilitado o trabalho do Governo em diversos segmentos e com o Ministério Público não será diferente. “O Ministério Público tem papel importantíssimo em qualquer processo democrático, é um órgão que apóia as reivindicações da população e tem toda a legitimidade nos pedidos que realiza. As vezes, a falta de uma aproximação pode gerar dúvidas e fazem com que as coisas tomem um rumo que não é interessante para ninguém. O espírito da nossa administração é este, do diálogo. O caminho da conciliação é sempre o melhor e garante com mais agilidade o bem estar da população e a defesa do interesse público”, afirmou o secretário.

Para Airton Vidal Maron, a reunião foi bastante proveitosa. “Estamos à disposição para o diálogo. Nossa meta é desenvolver a atividade portuária, sempre preocupados com o meio ambiente e as questões sociais. Estamos cumprindo as exigências nestes quesitos e queremos contribuir com o trabalho do Ministério Público”, disse.

Para a secretária de Justiça, tanto governo quanto Ministério Público defendem interesses comuns. "O Ministério Público tem sua ótica de ver as coisas até porque ouve os reclames da população e a administração pública tem que compatibilizar o desenvolvimento do município, o desenvolvimento econômico, com os interesses do Estado. Neste contexto, o mais importante de tudo é o diálogo e é esta a marca do governador Beto Richa, que sempre tem insistido neste diálogo para estreitar os relacionamentos”, afirmou a secretária.

O procurador Alessandro José Fernandes de Oliveira, do Ministério Público Federal disse que o desenvolvimento do Porto de Paranaguá é primordial para o desenvolvimento da cidade e do estado. “Mas é nosso papel ver se este desenvolvimento está respeitando alguns limites ou se não está prejudicando a comunidade. Abrir um diálogo com os portos permite esclarecer dúvidas e sem dúvida facilita os trabalhos”, disse.

Já o promotor do Ministério Público Estadual, Alexandre Gaio, disse que a reunião foi bastante produtiva para esclarecer dúvidas. “Muitas vezes ficamos sabendo de coisas através da imprensa e algumas informações truncadas acabam gerando dúvidas. Conversas abertas como esta permitem esclarecer questões importantes”.

GALERIA DE IMAGENS