Appa implanta sistema integrado, e permanente, de gestão ambiental 24/01/2014 - 18:00

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) inicia 2014 com mais um passo rumo à excelência na gestão ambiental do setor portuário paranaense. Empresas especializadas em consultoria e defesa ambiental foram contratadas para a implantação de um Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SGA), sob a coordenação do Núcleo Ambiental da APPA.

Com a implementação do sistema, a APPA será capaz de identificar oportunidades de melhorias que possam auxiliar na redução ou eliminação de possíveis impactos das atividades portuárias sobre meio ambiente, permitindo adequações e aprimoramentos contínuos de seus procedimentos de gestão ambiental e de segurança do trabalho.

“O governo estadual tem a preocupação em manter um cuidado permanente com o Meio Ambiente, no desenvolvimento das atividades portuárias no Paraná. Sabemos da nossa responsabilidade e da necessidade de manter o equilíbrio: porto x cidade x meio ambiente. A nossa preocupação é cuidar do porto e da Baía de Paranaguá, uma das mais importantes do país, hoje, para que amanhã continue existindo em sua diversidade e riqueza de espécies”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) corresponde a um conjunto inter-relacionado de políticas, práticas e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos, com o objetivo de obter melhor desempenho ambiental. Isso é alcançado com a utilização de monitoramentos, controles e ações de redução dos possíveis impactos ambientais advindos das diversas operações que integram o universo portuário.

“Pelo sistema teremos condições de coletar mais dados e quanto mais dados coletamos sobre os impactos da nossa atividade na baía de Paranaguá melhor controle temos e mais rápido podemos responder e agir em caso de um acidente. Não basta termos obtido, em 2013, a Licença de Operação, precisamos cuidar continuamente para seguirmos trabalhando de acordo com a legislação ambiental, como deve ser”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

A execução do SGA implantado contempla, entre outros, os seguintes programas principais: Gestão Ambiental, Auditoria Ambiental, Comunicação Social, Educação Ambiental, Controle de Proliferação de Vetores, Recuperação de Passivos Ambientais, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Gerenciamento de Efluentes, Gerenciamento das Emissões Atmosféricas, Gerenciamento das Emissões de Ruídos, Gerenciamento da Água de Lastro dos Navios, Monitoramento da Qualidade das Águas, Monitoramento da Qualidade dos Sedimentos, Monitoramento da Biota Aquática e Determinação de Bioindicadores e o Monitoramento da Atividade Pesqueira.

Cada programa possui sua especificidade, mas, para a gestão ambiental portuária, devem ser entendidos no conjunto, pois estão fortemente relacionados e conexos.

“É importante destacar que a implantação destes programas não é apenas consequência da regularização das atividades da Appa, mas, sim, da conscientização de que a adoção de um mecanismo permanente de controle ambiental permitirá atingir a almejada sustentabilidade do Complexo Estuarino de Paranaguá, um patrimônio de toda a humanidade”, completa Dividino.

Ainda de acordo com o superintendente, os empreendimentos portuários, assim como toda a população litorânea, têm papel fundamental na preservação e recuperação dos ambientes naturais que ocupam. “Portanto, para o sucesso desse novo trabalho, o envolvimento de todos é fundamental”, conclui.