Appa lança primeira edição do Almanaque Porto Sustentável 22/03/2018 - 16:38

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) lançou nesta quarta-feira (21), em comemoração aos 83 anos do Porto de Paranaguá, a primeira edição do Almanaque Porto Sustentável. Destinado exclusivamente aos alunos da rede municipal de ensino que estudam no 3º, 4º e 5º anos, o Almanaque foi desenvolvido para complementar o trabalho de educação ambiental em sala de aula e oferecer informações didáticas sobre o Porto de Paranaguá.

Com 38 páginas, a publicação apresenta curiosidades sobre a atividade portuária, ilustrações das ações socioambientais na região e da fauna e flora locais, além de recomendações de boas práticas sustentáveis. O material também conta, de maneira inédita, com atividades pedagógicas e jogos lúdicos temáticos que utilizam o porto e as baías de Paranaguá e Antonina como cenário.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que o Almanaque foi desenvolvido por uma equipe que inclui jornalista especializado em meio ambiente, biólogos, profissionais da área ambiental e uma ilustradora que produziu cada um dos desenhos e personagens inseridos no material.

“Este modelo de Almanaque é inédito, pois apresenta, de maneira lúdica, educativa e muito colorida, informações importantes sobre a atividade portuária paranaense e os programas socioambientais desenvolvidos pela Appa nas Baías de Paranaguá e Antonina”, afirma o Dividino.

Segundo ele, o objetivo principal é aproximar as crianças do tema meio ambiente e também informá-las sobre a atividade portuária. “A educação ambiental de jovens, adultos e crianças é fundamental para as ações de proteção e conservação das baías de Paranaguá e Antonina”, completou.

LANÇAMENTO- O lançamento do material ocorreu na sede da Appa e reuniu representantes das prefeituras e das secretarias municipais de Educação das sete cidades da região litorânea – Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

“O que esperamos é que esse material seja um importante recurso pedagógico nas mãos dos professores e auxilie na formação dos estudantes, incentivando-os desde cedo a valorizar o local onde vivem e cuidar da natureza”, explicou, o diretor Empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.

ABRANGÊNCIA REGIONAL – O Almanaque Porto Sustentável deverá auxiliar professores e alunos nos estudos sobre a região litorânea do Paraná. “Com isso, estamos ampliando o alcance das ações de Educação Ambiental que a Appa desenvolve, já que passamos a contemplar todas as cidades do Litoral e não somente as que possuem atividade portuária”, destacou o diretor de Meio Ambiente, Bruno da Silveira Guimarães.

A medida foi comemorada pelo prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim. “O material apresenta informações valiosas e vai contribuir muito na educação ambiental das crianças. Ele reúne dados técnicos e, ao mesmo tempo, extraídos da própria comunidade que vive nessa região”, disse.

Para a secretária municipal de Educação de Paranaguá, Vandecy Dutra, a iniciativa vai ao encontro das necessidades do ensino público. “Muitas das famílias dessas crianças trabalham no porto e vivem cercadas por mangues. Então, é muito importante este trabalho de educação ambiental”.

EDUCANDO DE FORMA LÚDICA – No primeiro contato com o material, as crianças já demonstram interesse em aprender sobre os temas destacados, seja pelas ilustrações coloridas ou pelos joguinhos educativos que compõem o almanaque. O aluno Henrique Alves, 10, da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, de Paranaguá, ficou animado com a iniciativa. “Achei legal, tem muitas coisas bacanas, desde a capa. Dá pra aprender bastantes coisas, sobre os golfinhos, os pássaros; a tartaruga e a natureza”.

REFERÊNCIA – Como resultado de ações como esta, voltadas à proteção e promoção do meio ambiente, o Porto de Paranaguá passou a ocupar, em 2017, o primeiro lugar no ranking nacional do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) medido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Com isso, tornou-se referência para portos públicos e privados de todo o Brasil.