Appa melhora a produtividade na descarga de fertilizantes 03/07/2012 - 15:30

Uma semana após a adoção de novas medidas para agilizar o recebimento de fertilizantes pelos portos paranaenses, já é possível perceber o resultado das ações. Na segunda-feira (02), os portos de Paranaguá e Antonina descarregaram pouco mais de 41 mil toneladas do produto. Antes da adoção destas medidas, a produtividade diária era cerca de 20% menor.
Além dos dois berços preferenciais para fertilizantes, a Appa disponibilizou outros três alternativos para o recebimento do produto. Somam-se a estes berços os dois no Porto de Antonina, que também estão recebendo navios de fertilizantes, e o berço exclusivo da Fospar.
A nova medida, que está sendo aplicada pela Appa, dita que os navios que atracam nos berços alternativos têm o direito de concluir a operação de descarga antes da atracação do navio preferenciado para aquele berço. Antes desta norma, os navios de fertilizantes eram obrigados a desatracar com a chegada do navio preferencial para aquela vaga. Fora isso, todos os operadores tem que apresentar produtividade mínima de descarga de seis mil toneladas por dia. Caso a produtividade não seja cumprida, o navio é desatracado.

Reunião – Na manhã desta terça-feira (3), o superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Dividino, esteve reunido com os diretores de grandes empresas que atuam no segmento de fertilizantes em Paranaguá. O objetivo do encontro foi passar o resultado do levantamento realizado pela Appa, para verificar quais são os principais gargalos que atrapalham a boa atuação do sistema de descarga de fertilizantes e como cada empresa pode contribuir para as melhorias.

“Identificamos pontos que a autoridade pública pode melhorar e verificamos pontos que os operadores podem ganhar também. Com cada um fazendo a sua parte, vamos conseguir melhorar e muito a atuação no segmento”, disse Dividino.

Entre os pontos levantados pelo estudo está a necessidade de abertura de novas balanças para agilizar o processo de liberação dos caminhões que saem carregados de fertilizantes do cais. Para isso, Dividino informou que a Appa está contratando novas balanças, além de estar estudando a implantação de novos sistemas de automação para o segmento.

“O Governador Beto Richa nos determinou que encontrássemos uma solução imediata para minimizar os efeitos da fila e é isso que estamos fazendo no sentido de desonerar o homem do campo”, disse o superintendente.