Appa participa de novo debate sobre armazenagem e escoamento de grãos 18/11/2013 - 15:10

Desta vez no Oeste do Estado, em Cascavel, o diretor empresarial falou sobre a infraestrutura – as melhorias e ações – dos Portos do Paraná

Nesta segunda-feira (18), o Diretor Empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese, participou da segunda etapa do Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio. No evento, realizado em Cascavel, no Oeste do Estado, o representante da autarquia falou sobre a infraestrutura de armazenagem e escoamento da safra nos Portos Paranaenses.

Durante a palestra, o diretor da Appa apresentou as melhorias que o Governo do Estado vem implantando para agilizar o fluxo dos produtos. “Com esses ajustes logísticos, principalmente com a informatização de alguns procedimentos, conseguimos acabar com as filas de caminhões que descarregam no Porto de Paranaguá e, no caso da importação de fertilizantes, conseguimos reduzir consideravelmente o tempo de espera dos navios”, apresenta Fregonese.

Em relação à capacidade de armazenagem (de grãos para exportação) do Porto de Paranaguá – de 1,6 milhão de toneladas – o diretor empresarial afirma que é grande, mas precisa aumentar para fazer frente ao aumento na produtividade do campo. “Os novos arrendamentos –, cujo plano desenhamos com base no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZPO), construído em conjunto com toda a comunidade portuária –, viriam para ajudar não só a ampliar essa capacidade estática de armazenagem como, também, a capacidade de expedição pelos portos do Paraná”, afirma.

O diretor completou que espera que a nova proposta de arrendamentos do Governo Federal venha a atender os anseios do setor produtivo do Estado, já que a apresentada anteriormente contrariou as expectativas. “Esperamos que a proposta Federal, que está sendo revista, venha de acordo com os anseios do nosso pleito conjunto – que representa 100% do PIB paranaense”, conclui.

Projetos - Durante o evento em Cascavel, Fregonese ainda falou sobre o pacote de investimentos – no total de R$ 175 milhões -, anunciado em outubro, e sobre as melhorias já implantadas para otimizar o escoamento das safras. “O Governador Beto Richa anunciou esses novos investimentos em outubro e já demos andamento no processo. A dragagem de manutenção é o principal, um investimento de R$ 115 milhões – ao longo dos canais de acesso, bacia de evolução e berços de atracação dos portos de Paranaguá e Antonina – está para começar, estamos na fase de finalização dos monitoramentos ambientais prévios. Com a obra será possível carregar navios maiores e estes poderão embarcar carga plena”, garante.

Os outros investimentos no pacote são a troca de quatro carregadores de navios de grãos – dos seis do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (que devem aumentar em cerca de 30% a produtividade do complexo) – e a recuperação das vias de acesso ao terminal.

Ciclo - As palestras foram ministradas durante toda a manhã, na Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Areac). Além do representante da Appa, participaram o técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Eugênio Stefanelo - que falou sobre a viabilidade de investimentos na área de armazenagem -; o técnico do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Paulo Marques Ferreira – que tratou da disponibilidade de crédito para investimentos na área -, e o coordenador do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, que fechou o debate fazendo uma avaliação sobre a expectativa de safra (2013/14) de 200 milhões de toneladas colhidas no país.

“Nessa segunda etapa tivemos representantes de todos os elos da cadeia produtiva – do produtor rural aos traders, das empresas de insumos – e do setor público e privado. Todos interagiram e participaram no sentido de buscar e debater alternativas para tornar esse crescimento da produção agrícola – que aumenta a cada ano – sustentável. Para isso, todos entendem que é preciso ampliar a armazenagem e ter um porto eficiente”, afirma o coordenador do Núcleo de Agronegócio.

Próximas - A primeira etapa do evento foi realizada em Ponta Grossa, no último dia 1. Estão marcados outros três ciclos: em Londrina, no dia 2 de dezembro, em Maringá, no mesmo dia, e em Curitiba, no dia 12.

O Ciclo de Palestras é promovido pelo Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e Perfipar, com apoio do Crea-PR, Appa e das associações dos engenheiros agrônomos das cidades sedes dos eventos.