Appa revitaliza sinalização da faixa portuária 14/01/2013 - 15:00

No Porto de Paranaguá, a sinalização horizontal e vertical foi melhorada
e as grades estão sendo substituídas por muros de 2,5 metros de altura

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está melhorando a sinalização horizontal (pinturas nas vias) e vertical (placas) na área primária do cais do Porto de Paranaguá. As faixas de pedestres e as que indicam os sentidos do trânsito foram remarcadas e as placas de trânsito foram substituídas. Um muro está sendo levantado, substituindo as grades existentes. Essas melhorias garantem mais segurança aos trabalhadores portuários.

De acordo com o superintendente Luiz Henrique Dividino, a Appa aproveita o período de entressafra para promover as melhorias. “No final do ano, melhoramos a iluminação do cais. Agora, com menor fluxo de pessoas e veículos na faixa portuária, estamos remarcando as sinalizações para garantir ainda mais segurança para os trabalhadores que atuam, dia e noite, sem parar. É uma determinação do governador Beto Richa: garantir a movimentação das cargas, mantendo sempre a atenção e o cuidado com as pessoas e o meio ambiente”, afirma.

Segundo o diretor técnico da Appa, Paulinho Dalmaz, com a nova sinalização – tanto vertical quanto horizontal – o trânsito também fica organizado na área. “São placas de estacionamento e limite de velocidade, além de nova marcação das faixas que indicam o sentido do trânsito no cais. Agora, basta que os caminhoneiros que circulam pela faixa primária do Porto de Paranaguá sigam as orientações, contribuindo para a segurança das pessoas e a própria”, completa o diretor.

Cercado – Além da sinalização de trânsito, melhorias na estrutura também estão sendo promovidas para mais segurança no cais. “Estamos substituindo as atuais cercas de alambrado, por muros de dois metros e meio de altura, com concertina (espécie de arame com aço cortante) no topo, dificultando ainda mais a ação de criminosos e garantindo uma jornada mais tranquila aos trabalhadores da faixa”, conclui Dalmaz.

O muro terá cerca de um quilômetro de extensão. Orçada em R$ 676,32 mil, a obra tem prazo de execução até abril.