Apresentação de comissões de ética e ouvidoria encerram I Semana de Integridade 23/05/2024 - 16:45


Portos do Paraná e Autoridade Portuária de Santos compartilharam experiências em prol de um melhor ambiente de trabalho

A I Semana de Integridade da Portos do Paraná encerrou nesta quinta-feira, dia 23, discutindo comitês de ética e ouvidoria e como esses canais podem ser mais acessados e tornar o ambiente de trabalho mais saudável. Os espectadores puderam conhecer a experiência trazida por representantes da Autoridade Portuária de Santos e também o trabalho já realizado nos Portos de Paranaguá e Antonina. A expectativa é colocar o evento no calendário anual da empresa pública para que os temas abordados sejam sempre discutidos.

“Nós idealizamos esse evento estudando muito os aspectos em torno da integridade, todo esse lado de compliance e ética dentro da organização. Nós entendemos que esse é um dos pilares da empresa desde que foi estabelecido no novo organograma e que trouxe a instituição da governança e seus segmentos como o compliance, controle interno, auditoria e ouvidoria. Estamos trabalhando e, ao longo desse tempo, já conseguimos estabelecer um Comitê de Ética mais efetivo com todos esses vieses”, destacou o superintendente de Governança Carlos Eidam de Assis.

Na visão da coordenadora do Comitê de Ética e Integridade, Cinthia Breidenbach, a iniciativa mostra o comprometimento da Portos do Paraná com essa pauta. “Temos esse posicionamento é em prol do combate ao assédio, em prol de um ambiente laboral saudável. Esse é só o primeiro evento e a ideia é que faça parte do nosso calendário entre outras ações que serão feitas nesse sentido tanto pelo Comitê de Ética quanto pela Ouvidoria como pela Superintendência de Governança”, projetou.

De acordo com a presidente da Comissão de Ética do Porto de Santos, Marcela Ribeiro, é fundamental esse tipo de evento que leve aos funcionários a conscientização sobre esses valores. “Para que se possa ter o entendimento do que é um assédio, das necessidades dos sistemas de integridade, das ações de governança para que todos possam caminhar alinhados. O resultado é que nosso canal de denúncia passou a ser muito mais utilizado após as nossas atividades”, analisou.

Para Ricardo Moreira, que esteve na implantação da Comissão de Ética santista em 2014, a mudança tem sido bastante favorável para melhorar o ambiente de trabalho. “A gente está conseguindo com que as pessoas assimilem mais esse conceito e quando elas entendem o conceito e o motivo de a gente estar divulgando e cobrando mais essa parte de ética e integridade no ambiente de trabalho você percebe que as pessoas acabam melhorando até no seu dia a dia”, relatou.

Por tudo isso, a coordenadora de Ouvidoria da Portos do Paraná, Mirella Ferreira Costa Szatkovski, comemorou os resultados da ação. “Foi muito positivo e a Portos do Paraná reforça todo o compromisso que tem com a ética e a integridade, que são assuntos muito pulsantes nessa administração e pudemos apresentar também como é a Ouvidoria aqui, seus serviços, seus prazos, seus fluxos para nosso público”, finalizou.

GALERIA DE IMAGENS