Aprovado o Plano de Zoneamento do Porto de Antonina 21/09/2012 - 18:06

O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO) de Antonina foi aprovado nesta sexta-feira (21) pelo Conselho de Autoridade Portuária (CAP). Até a aprovação, o documento apresentado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonia (Appa) foi analisado pelos conselheiros e debatido com toda a comunidade portuária do município, desde agosto. Na próxima semana, o documento será enviado para a aprovação da Secretaria de Portos e da Agência Nacional de Transporte Aquaviárias (Antaq).

Assim como o PDZPO do Porto de Paranaguá, o plano do Porto de Antonina foi desenvolvido com a ajuda da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) e do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram duas etapas, uma de diagnóstico e outra de prognóstico.

Como explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, desde 2006 o PDZPO de Antonina estava desatualizado. Para essa nova versão, foram considerados fatores como o tamanho e abrangência, as cargas com as quais opera, infraestrutura, entre outros do Porto de Antonina. “Com o Plano de Zoneamento atualizado, o desenvolvimento do Porto de Antonina fica ordenado. Com o PDZPO aprovado, agora nada pode ser feito sem que esteja de acordo”, afirma.

Prevendo a expansão do Porto de Antonina, o PDZPO aponta novas áreas de interesse portuário, áreas com potencial turístico, áreas próprias para apoio logístico e, também, áreas reservadas para estudos. A diversificação de cargas também está prevista pelo documento.

“O PDZPO de Antonina traz uma projeção de que a demanda irá dobrar nos próximos 20 anos. Em 2011, o Porto de Antonina movimentou quase 1,2 milhão de toneladas de carga. Até 2030, serão mais de 3,2 milhões”, expõe o superintendente.

Diversificação – Até 2011, pelo Porto de Antonina eram movimentadas carnes congeladas, açúcar ensacado e fertilizantes. Até 2030, o PDZPO prevê o aumento na demanda dos dois últimos produtos, assim como o surgimento de novos negócios como produtos metalúrgicos e veículos. Como destaque na característica da área do Porto de Antonina, o plano traz o perfil de desenvolvimento de atividades de apoio offshore.

Expansão – Quanto às alternativas de expansão, o PDZPO de Antonina traz a modernização do Terminal Ponta do Félix – para atender novas demandas da movimentação. Além desta, o documento prevê a operacionalização do Terminal Barão do Teffé (com vocação para operações de apoio offshore e estaleiro, principalmente para atender as atividades ligadas às exploração do petróleo na região).

Em Antonina, a área apontada pelo PDZPO, como de potencial turístico seria a Ponta da Pita. O documento ainda traz como opção de desenvolvimento do porto, a construção de um terminal pesqueiro e uma marina pública. “Esta viria atender o crescente mercado das embarcações de passeio e esportivas. Enfim, pelo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Antonina vemos que são inúmeras as possibilidades de expansão”, conclui Dividino.

Conformidade – De acordo com o Departamento de Planejamento da Appa, historicamente o PDZPO não tinha um guia que definisse os parâmetros do documento. Em 2009, a Secretaria de Portos (SEP) emitiu a portaria 414, dando esse norte. O documento da Appa atende em plenitude essa portaria, assim como o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP).
A ideia é que o PDZPO seja revisado a cada cinco anos ou quando houver um evento não previsto – seja um acidente ou uma mudança econômica drástica. Aprovado, o PDZPO será enviado à SEP e à Antaq.

GALERIA DE IMAGENS