Argentina quer estabelecer convênios técnicos com o Porto de Paranaguá 27/11/2012 - 16:00

Governantes das províncias de Santa Fe e Entre Ríos visitaram as instalações do Porto de Paranaguá e trocaram informações comerciais com a diretoria da Appa

   Em missão no Paraná, um grupo formado por representantes do governo das províncias de Santa Fé e Entre Ríos, da Argentina, esteve no Porto de Paranaguá nesta terça-feira (27). Ligados às áreas portuárias, de Serviços Públicos e de Transportes, eles foram recebidos pela diretoria empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Este foi o primeiro contato para estabelecer convênios técnicos e comerciais entre o Estado e a região central daquele país.

   Para o secretário de Transportes da Província de Entre Ríos, Juan Carlos Chagas, este é um contato proveitoso para os dois lados – tanto para o Paraná quanto para a Argentina. “Foi uma visita muito proveitosa, principalmente por podermos ver como funciona esse terminal que é modelo para toda a América Latina. As referências do Porto de Paranaguá nos trouxeram até aqui. De alguma maneira, queremos poder replicar algumas práticas em nossa província”, afirmou.

   A visita da comitiva argentina começou na última segunda-feira (26), quando o grupo foi recebido pelo Governador Beto Richa. Em continuidade à missão, no Porto de Paranaguá os governantes argentinos acompanharam de perto as operações do terminal portuário, referência para toda a América Latina. Segundo o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, estes encontros fazem parte de um trabalho em conjunto - entre o Governo do Estado, o Sebrae, Fecomércio e outras instituições – para que se estreitem ainda mais as relações entre o Brasil e a Argentina.

   “Mostrando a capacidade do nosso Estado, do Porto de Paranaguá, esperamos que – através dos governos – possam surgir convênios para que as informações sejam trocadas mais a fundo. Assim, será possível melhorar os portos do Paraná com os acertos argentinos e melhorar os portos de lá, com os acertos do Paraná”, comenta o diretor.

   Representando a região central da Argentina, além do Secretário de Transportes de Entre Ríos, visitaram o Porto de Paranaguá o presidente do Instituto Portuário de Entre Ríos, Carlos María Scelzi , e o ministro de Águas, Serviços Públicos e Meio Ambiente da Província de Santa Fé, Antonio Ciancio.

Santa Fé – Em Santa Fé, na Argentina, está um dos principais portos da Argentina. Segundo o Ministro de Águas, Serviços Públicos e Meio Ambiente da Província, Antonio Ciancio, entre as motivações para conhecer o Porto de Paranaguá, está o fato deste estar passando por um momento de desenvolvimento semelhante ao porto argentino.

   “Queremos aprender, estabelecer vínculos e trocar informações com o Porto de Paranaguá, principalmente pela potência que é e pela capacidade de projeção que alcança. Esse é o primeiro contato que esperamos dar continuidade”, comenta o ministro.

Entre Ríos - Na província de Entre Ríos, estão três importantes portos marítimo-fluviais da Argentina: Ibicuy, Puerto de Concepción del Uruguay e Puerto Diamante. “Estabelecendo esse contato com o Porto de Paranaguá, conhecendo como funcionam os sistemas de cargas, transportes e de administração, queremos avançar e firmar um convênio de colaboração entre todos os portos da região central do nosso país com o porto paranaense. Esta é uma oportunidade interessante de novos negócios”, afirma o presidente do Instituto Portuário da Província de Entre Ríos, Carlos María Scelzi.

GALERIA DE IMAGENS