Biblioteca Mário Lobo é inaugurada em Paranaguá 21/12/2010 - 15:40

O governador Orlando Pessuti inaugurou na noite desta segunda-feira (20), em Paranaguá, a biblioteca pública Mario Marcondes Lobo. Projetada para ser um espaço cultural multiuso, a biblioteca terá acervo de livros clássicos e modernos, audiolivros, material audiovisual, sala de vídeos, espaço para cursos, reuniões e computadores com acesso à Internet.

Inaugurado como hospital em 1835, o edifício histórico abrigou a segunda Santa Casa mais antiga do Brasil e foi adquirido em leilão pelo Governo do Estado. Reformado, o local terá agora 850 metros quadrados destinados à leitura e ao conhecimento. “Esse prédio por si só é uma obra de arte e de cultura. A nova biblioteca será um cartão postal para a cidade”, destacou o governador.

Ao todo, foram aplicados recursos de R$ 1,5 milhão no restauro e reforma do prédio. Segundo o secretário de obras, Julio César de Araújo Filho, as obras foram realizadas com extremo cuidado, para respeitar o interesse histórico do local. “Tivemos a preocupação de manter a arquitetura e o desenho muito próximos dos originais. Nossa intenção era guardar o projeto da época”, disse.

APOIO - Uma parceria com a montadora Renault vai garantir a compra do mobiliário e de 10 mil títulos literários, nas mais variadas temáticas. O diretor de relações internacionais da empresa, Antonio Calcagnotto, conta que o apoio à biblioteca foi uma das ações do recém lançado Instituto Renault. “Queremos mostrar que, se temos uma certidão de nascimento no Brasil, ela é paranaense. Estamos aqui, vamos ficar e nosso maior objetivo é crescer junto com o estado”, afirmou ele.

O prefeito da cidade José Baka Filho adiantou que também deve apoiar o projeto. “Esse é um investimento para o futuro, porque aqui será um celeiro para nossos jovens. Nós queremos participar e podemos fazer um convênio para ceder funcionários da prefeitura para trabalhar no atendimento ao público”, afirmou o prefeito.

HOMENAGEM: A nova biblioteca leva o nome do advogado Mário Marcondes Lobo, figura com importante destaque na história parnaguara. Lobo foi secretário de Administração e Negócios Jurídicos da cidade; gerente e diretor da Companhia Telefônica de Paranaguá e da Companhia de Água e de Esgoto de Paranaguá.

Exerceu o cargo de procurador jurídico da APPA, do porto de Antonina, da Câmara Municipal de Paranaguá, e foi superintendente do Porto de Paranaguá. São conquistas de seu período na superintendência, a constituição de um fundo de dragagem, a reforma do silo vertical, a instalação do conselho de autoridade Portuária, o arrendamento do Terminal da Ponta do Félix, e a colaboração com os sindicatos do bloco e dos arrumadores para os serviços de amarração e limpeza.

O atual superintendente da Appa, Mário Lobo Filho, filho do homenageado, ressaltou a importância do espaço para a comunidade local. “Fazia falta para Paranaguá uma biblioteca como esta, um ponto de encontro para que as pessoas se reunam em torno da leitura, da cultura, do conhecimento. Fico muito feliz que este esforço, do Governo do Estado, da Renault e da Prefeitura, leve o nome do meu pai, que sempre lutou pela cidade”, agradeceu.

A secretária da Cultura, Vera Mussi, destacou que a nova biblioteca segue a política adotada pelo Governo do Paraná, de investir pesadamente em ferramentas de fomento à educação. “Espaços como bibliotecas são fundamentais para gerar o gosto pela leitura, por filmes, pela pesquisa”, reforçou ela.