CAP de Paranaguá tem novo presidente 19/07/2012 - 14:07

O diretor de Desenvolvimento Operacional da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, Wilson do Egito Coelho Filho, assume a presidência do conselho no lugar de Antonio Alfredo Matthiesen

   A partir de hoje (18), o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Paranaguá será presidido pelo diretor de Desenvolvimento Operacional da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, Wilson do Egito Coelho Filho. Representando o poder público, o engenheiro civil assume no lugar de Antonio Alfredo Matthiesen, do mesmo bloco.

   Com 35 anos de experiência em portos, entrou para o sistema portuário na extinta Portobras, onde esteve em cargos de planejamento e execução de obras. Em CAPs, Coelho Filho tem dez anos de experiência já tendo presidido os conselhos dos portos de Macapá, Belém, Vila do Conde e Santarém.

   “O Porto de Paranaguá é um dos maiores portos do Brasil. Já enfrentou uma fase turbulenta, mas hoje vejo que está numa fase muito boa, com constantes quebras de recordes nas movimentações. Isso revela que as diretrizes do CAP e a administração estão dando certo”, afirma o novo presidente.

   Sobre a atuação que pretende ter no conselho de Paranaguá, o diretor da SEP afirma que quer ser um elo entre o Porto de Paranaguá e o Governo Federal. “A gente acaba virando um embaixador do Porto na SEP, dando prioridade especial, que esse porto – pelo porte que tem – merece. No momento, as prioridades são a área de investimentos do PAC e a viabilidade da dragagem de aprofundamento, em fase de análise ambiental”, diz.

   Para o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, tal atuação é imprescindível para o desenvolvimento do Porto. “Todo apoio que tivermos, no sentido de agilizar os investimentos e os trâmites burocráticos do governo federal, é bem-vindo”, comenta.

Sucessão – Coelho Filho assume a presidência do CAP no lugar de Antonio Alfredo Matthiesen, também engenheiro civil e presidente desde 2010. Portuário de carreira da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), durante pouco mais de dois anos ele mediou os debates e colaborou com decisões ligadas às atividades e infraestrutura do Porto de Paranaguá.

   “Em dois anos e meio, foi muito gratificante, profissionalmente, a minha participação no CAP. Tive aqui um ambiente espetacular, onde todos os conselheiros procuraram colaborar e participar nas propostas”, afirma Matthiesen.

   O último trabalho acompanhado pelo engenheiro na presidência do CAP foi a análise do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado de Paranaguá (PDZPO). O documento está em fase final para aprovação. “Acho que está saindo um documento bastante maduro, fruto de debates constantes na Comissão própria do CAP, abertos a toda a comunidade. Acredito que a forma final do PDZPO atenderá aos anseios gerais. Portanto, deixo o CAP de Paranaguá certo de que um dos portos mais importantes do país está no caminho certo”, diz o ex-presidente.

   Antes de assumir o CAP de Paranaguá, Matthiesen presidiu o CAP de Antonina. Agora, ele volta a compor o quadro da Codesp, como engenheiro.

Reunião – A posse ao novo presidente foi dada durante a reunião ordinária do CAP, nessa quinta-feira, pela manhã. Além desse, outros assuntos ordinários foram abordados. Convidado, o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra, José Henrique Corbage Rabello, deu as boas vindas ao novo presidente e parabenizou Matthiesen pelo desempenho no CAP.

GALERIA DE IMAGENS