Cai o número de acidentes no trabalho portuário no Paraná 26/11/2012 - 15:20

Nos últimos dois anos, a redução vem sendo gradativa graças à conscientização dos trabalhadores

De 2010 até este ano, o número de acidentes no trabalho caiu mais de 50% nos portos do Paraná. De um total de 166 casos registrados em 2010, chegou a 116, em 2011, e, até outubro deste ano, não passou de 80. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (26), pela manhã, durante a abertura da 12ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP).

A queda é gradativa e está diretamente ligada aos esforços da Administração dos Portos de Paranaguá em Antonina (Appa) em tornar o local de trabalho mais seguro. “A Appa, em parceria com o Órgão Gestor de Mão de Obra e todos os operadores que atuam nas atividades portuárias, tem procurado aumentar a segurança no local de trabalho cuidando da iluminação, limpeza, disponibilizando Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs) e, principalmente, com a conscientização dos trabalhadores sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs)”, afirma o diretor empresarial, Lourenço Fregonese.

De acordo com gerente operacional do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), Manoel Rubens Magalhães Filho, do total de acidentes no trabalho portuário, menos de 5% são casos graves, ou seja, com óbito ou afastamento por mais de 15 dias. “É uma porcentagem pequena, mas que ainda preocupa. O que percebemos desses acidentes com emissão de comunicação (CAT) é que muitas vezes acontecem com trabalhadores experientes, com conhecimento, mas que acabam deixando de lado o cuidado devido à rotina; acabam se descuidando por estarem naquela mesma rotina há muito tempo e é nesse descuido que os acidentes acontecem”, comenta.

A Semana – Aberta nesta segunda-feira (20), a 12ª SIPATP realiza palestras todas as manhã, das 9h às 11h, no Armazém 5C, no ponto de chamada da Estiva, no Porto de Paranaguá. A palestra de abertura, “Segurança no trabalho e uso de EPIs”, foi com o Bruno Mangolin Barbosa, professor do curso de Técnico em Segurança do Senai/ SESI. Ele tratou, principalmente, sobre os equipamentos de proteção auditiva e respiratória.

“Os trabalhadores, às vezes, deixam de usar esses EPIs por julgar que são menos necessários que os outros. Porém, esquecem que os riscos e problemas gerados pelo barulho os poeira excessivos são cumulativos. Ou seja, podem não ser percebidos de imediato, mas geram perdas ao longo dos anos”, lembra o professor, durante a palestra.

Durante o primeiro dia do evento, além de assistir à palestra, os trabalhadores fizeram ginástica laboral e concorreram a brindes oferecidos com o apoio de empresas que atuam nas atividades portuárias. A 12ª SIPATP vai até a próxima sexta-feira (29). O tema, este ano, é “No trabalho, no trajeto ou no lar, segurança em primeiro lugar!”.

Nesta terça-feira (27), a palestras será sobre “DST, Aids, Tabagismo e álcool”, com profissionais da Unimed. Os próximos temas a serem trabalhados na SIPATP serão, respectivamente, Ergonomia, Motivação e Alimentação Saudável.