Caminhoneiros aproveitam serviços gratuitos no Pátio de Triagem 18/04/2013 - 11:10

Termina hoje, às 21h, a 17ª ExpoSafra que acontece no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Oito mil caminhoneiros devem prestigiar o evento até esta noite. No local, os motoristas assistem a palestras informativas e visitam estandes de empresas de serviços do setor. São oferecidos também os motoristas serviços gratuitos. A 1ª Regional da Secretaria Estadual de Saúde, por exemplo, está realizando testes rápidos e gratuitos de HIV.

“A ExpoSafra, depois da Festa de Nossa Senhora do Rocio, é o segundo evento mais movimentado que acontece em Paranaguá. É não apenas uma oportunidade de se aproximar o Estado, os empresários e os motoristas de caminhão, como também é uma maneira de propiciar aos caminhoneiros acesso às novas tecnologias do setor, serviços e muita informação”, comenta o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) apresentou aos motoristas que estão no pátio os projetos de melhorias previstos para o local, além de reforçar a Operação Safra, que visa acabar com as filas de caminhões nas estradas. “Depois de 30 anos, o Governo do Estado já desapropriou uma área com o objetivo de aumentar o Pátio de Triagem em 180 mil metros quadrados, passando de mil para 2,2 mil vagas. Além de aumentar, pretendemos dar melhores condições aos motoristas que aqui aguardam e atendem a nova lei do descanso dos caminhoneiros”, afirma Fregonese.

Os motoristas estão sendo orientados ainda sobre a novidade do sistema Carga Online, que envia por SMS a liberação de descarga dos caminhões.

Serviços – Além da Appa, parceiros como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Ecovia também disponibilizaram informação e serviços, durante a 17ª ExpoSafra. A novidade da PRF foi um simulador de acidentes, apresentado na feira. Segundo a polícia, o equipamento demonstra os riscos em conduzir veículos com excesso de velocidade. Esses e outros assuntos chamaram a atenção dos caminhoneiros, durante todos os dias.

Geraldo Alves Penteado, por exemplo, parou para tirar algumas dúvidas. “Eu estava escutando sobre a questão da parada e do descanso obrigatório entre as jornadas. A maioria dos caminhoneiros ainda tem dúvida sobre essa nova lei. A polícia estava explicando e eu parei para ouvir”, diz ele que há 21 anos trabalha no transporte rodoviário de carga. Vindo de Campo Mourão, Penteado visita a feira enquanto aguardava para descarregar farelo de soja no Porto de Paranaguá.

A Ecovia também trouxe atrações como corte de cabelo, lanche, jogos e exames de glicemia e pressão. De acordo com o médico a serviço da concessionária no evento, Clederson Milléo, os exames oferecidos na ExpoSafra são uma oportunidade para os caminhoneiros se atentarem a saúde. “O caminhoneiro tem uma alimentação muito irregular e pesada. Isso, aliado ao estresse da profissão, pode acarretar problemas mais sérios. Geralmente, nas estradas, eles não buscam o médico. Viemos até eles”, conclui.

Programação – No ciclo de palestras, para esta quinta-feira (18), a partir das 15h, ainda serão apresentados os seguintes temas: comportamento no trânsito, com a Ecovia; cuidado com os pneus, com a Setcepar; temas de saúde, com a Secretaria de Estado da Saúde; mais opções de frete, com a Autotrac; e segurança no trânsito, com a PRF.

As palestras vão das 15h às 21h, no auditório da ExpoSafra 2013.