Capitania dos Portos do Paraná tem novo capitão-de-Mar-e-Guerra 26/01/2011 - 16:50

A cerimônia de troca de comando da Capitania dos Portos do Paraná foi realizada na manhã desta quarta-feira (26), em Paranaguá. O superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, participou da cerimônia representando o governador do Paraná, Beto Richa. O comandante do 5º. Distrito Naval, vice-almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos, também participou da cerimônia. Estiveram presentes ainda o Comandante da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército, General-de-Divisão Adhemar da Costa Machado Filho; o Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão do Exército General-de-Brigada Cláudio Coscia Moura, além de autoridades locais e membros da comunidade local.
O novo comandante da Capitania dos Portos do Paraná, capitão-de-Mar-e-Guerra José Henrique Corbage Rabello, assume a função em substituição ao capitão-de-Mar-e-Guerra Marcos Antonio Nóbrega Rios, que seguirá para o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), um Centro de Excelência da Marinha do Brasil localizado no Rio de Janeiro, onde atuará como Vice-Diretor.
“Assumir este posição aqui em Paranaguá é mais um desafio a ser transposto. Vou procurar dar continuidade ao bom trabalho que já vinha sendo realizado pelo Comandante Rios”, disse Rabello, que até então atuava na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, onde concluiu curso de Política e Estratégia Marítima.
“Tenho certeza que o Comandante Rabello terá a mesma postura de parceria e ajuda já adotada pelo Comandante Rios. A Appa espera poder contar com o sempre importante apoio da Capitania dos Portos”, disse Maron.
O Comandante Rios, que deixa o posto depois de dois anos à frente da Capitania, disse que o trabalho que iniciou será continuado. “A Capitania dos Portos continuará perseguindo a meta de fazer do Porto de Paranaguá o principal porto do país. Já conseguimos operar aqui os maiores e melhores navios que chegam à costa brasileira. Ninguém faz sombra ao nosso porto e buscaremos evoluir sempre”, afirmou Rios.


Galeria de fotos