Capitania habilita colaboradores da Portos do Paraná na condução de embarcações 03/12/2021 - 17:46

Capacitação reuniu membros da Uasp e Diretoria de Meio Ambiente da empresa pública

A equipe da Unidade de Segurança Portuária (Uasp) e membros da Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná concluíram nesta sexta-feira (3) o curso para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), que tem por objetivo habilitar os alunos para tripular ou conduzir pequenas embarcações (até 8m de comprimento), empregadas na navegação interior, a serviço de órgãos públicos.

Segundo o major César Kamakawa, chefe da Uasp, a capacitação foi realizada por meio de uma parceria com a Polícia Federal. “Futuramente a ideia é que tenhamos uma embarcação própria, para utilização no trabalho ambiental e na área de segurança. Vai auxiliar, por exemplo, em um dos trabalhos que já executamos, a fiscalização de contrabordo na área do porto”, explica Kamakawa.

“Essa soma de esforços, além de suprir uma obrigação perante o Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) - que é a fiscalização na área molhada -, também promove o estreitamento de laços com outras instituições de segurança, dando vazão às necessidades de serviço”.

CAPACITAÇÃO - O diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, que também participou do curso, salienta a importância da capacitação para os colaboradores da empresa pública. “Realizar o curso com parte da equipe, membros da Polícia Federal e Uasp, é de extrema importância, pois faz com que tenhamos maior qualidade na prestação do serviço”, diz.

Para o diretor, esse tipo de curso específico garante maior segurança e rigidez na garantia da movimentação de cargas. “Faz com que os portos paranaenses subam na qualidade dos seus serviços, das suas avaliações, principalmente nos órgãos intervenientes”, afirma Santana.

CONTEÚDO – O 2º sargento Antônio Carlos Silva Santos Júnior, da divisão de habilitação do Ensino Profissional Marítimo, da Capitania dos Portos, ministrou a maioria das aulas da capacitação. “Temos que manter a mentalidade de segurança da navegação, principalmente em embarcações conduzidas por servidores públicos, daí a necessidade e importância do curso”. 

O curso tem carga horária de 40h e aborda normas e regulamentos marítimos, navegação, sinalização, funcionamento de motores, primeiros socorros, meteorologia, legislação, segurança no mar e sobrevivência pessoal.

Além de habilitar o condutor a conduzir embarcações públicas, por equivalência também concede ao portador da habilitação a carteira e Arrais Amador e Motonáutica, ambas para conduzir embarcações nos limites da navegação interior.

GALERIA DE IMAGENS