Começa a distribuição de leite de soja em Antonina 09/01/2008 - 10:30

Crianças carentes do município de Antonina receberam nesta semana a primeira remessa do leite à base de soja produzido pelo programa Vaca Mecânica, desenvolvido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O projeto integra o programa social Porto Comunidade e beneficia crianças de zero a 12 anos com uma bebida à base de soja rica em nutrientes necessários para o perfeito desenvolvimento das crianças.

A primeira distribuição no município foi feita na Secretaria Municipal de Assistência Social. A dona-de-casa Edna Ramos, mãe de três filhos, foi até lá buscar o leite de soja e gostou do projeto. “Eu acho que este leite vai fazer muito bem. Às vezes, a gente não consegue dar todas as vitaminas necessárias que as crianças precisam. O leite vai ajudar a completar isso”, disse.

De acordo com a secretária de assistência social de Antonina, Geni Maria Barreto Fonseca, a prefeitura está participando do projeto com o cadastramento das famílias e com a distribuição da informação. “Temos ainda a intenção de participar da confecção de pães e bolos a partir do resíduo de soja da produção do leite. Já temos um equipamento de panificação no município e para nós isso será muito benéfico”, disse.

Distribuição – Com o auxílio das igrejas e da Pastoral da Criança, foram cadastradas duas mil crianças de zero a 12 anos para receber o leite em Antonina. O pré-requisito é pertencer a famílias com renda inferior a dois salários mínimos.

A distribuição do leite no município será feita três vezes por semana, nesta primeira fase do projeto. A bebida será entregue em 14 pontos de entrega diferentes pela Guarda Portuária e por voluntários.

Na semana passada, a distribuição foi iniciada em Paranaguá e nas ilhas. De acordo com Edimary Mansur, responsável pelo projeto, a receptividade tem sido muito boa. “A reação das pessoas têm superado as nossas expectativas. A partir de agora, contamos com o apoio da comunidade em geral para garantirmos a entrega do produto sempre com apoio da Guarda Portuária e dos voluntários do porto”, disse.

Alimentos - Neste primeiro momento, estão sendo distribuídos cinco mil pacotes de leite em Paranaguá e outros dois mil em Antonina, três vezes por semana. A previsão é que, em três meses, a produção alcance 9.600 pacotes/dia e distribuídos a um maior número de beneficiados diariamente. Assim que a produção aumentar, a fábrica terá 210 quilos de resíduos por dia.

O produto também possui valor nutricional e pode ser aproveitado para a confecção pão, bife, quibes, biscoitos, croquetes e outros. Para esta produção, a Appa já está desenvolvendo a criação de uma cozinha experimental que vai capacitar voluntários das comunidades carentes para que elas produzam alimentos a partir do resíduo.

Nutrição – A nutricionista responsável pela produção do leite à base de soja, Isabele Alves da Silva, explicou que o grão é um alimento rico em proteína vegetal e muito importante para combater a desnutrição. “Um pacote de 250 ml para crianças menores de dois anos é responsável pela reposição de 30% das suas necessidades diárias de proteína. Seu consumo auxilia na prevenção de doenças como a deficiência de crescimento e de aprendizado, além da desnutrição”, explicou.

O projeto Vaca Mecânica é realizado em parceria com o Banco do Brasil e com as empresas Paraná Operações Portuárias (Pasa) e Sal Diana, que doam respectivamente o açúcar e o sal utilizados para produção do leite.