Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal visita o Porto de Paranaguá 30/08/2013 - 16:50

Uma comissão formada pelo deputado federal Zeca Dirceu e assessores parlamentares esteve nesta sexta-feira (30) no Porto de Paranaguá, para fazer uma visita técnica da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Eles foram recebidos pelo secretário de infraestrutura e logística do Paraná, José Richa Filho, pelo superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Dividino, e pelos diretores da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Dirceu explicou que a Comissão está iniciando uma série de vistas técnicas aos portos brasileiros para averiguar a situação de cada terminal. “Já iniciamos estas visitas em 2011. No entanto, com a mudança do marco regulatório do setor, resolvemos retomar estas atividades. Eu que estive em Paranaguá naquela primeira visita e posso ver a diferença. Temos um porto com um planejamento mais claro, que possui um diagnóstico mais preciso das suas potencialidades e deficiências”, afirmou. “Sem dúvida houve avanços, resultados dos investimentos públicos feitos pelo Governo do estado nos últimos dois anos”, complementou o parlamentar.

Pela manhã, o grupo assistiu a uma apresentação sobre a realidade dos portos, os principais projetos, demandas e desafios futuros. Depois disso, o grupo realizou uma visita técnica no cais no porto de Paranaguá.

O secretário de infraestrutura e logística pediu ao deputado especial empenho para que as demandas dos portos paranaenses sejam priorizadas nas discussões em Brasília. “Ouvir do deputado que já é possível perceber as mudanças no Porto nos deixam muito satisfeitos porque indica que estamos no caminho certo. Mas queremos dar ainda mais celeridade ao processo de modernização dos portos e hoje o deputado assumiu este compromisso conosco de lutar por nós para colocar os portos paranaenses como prioritários nas discussões em nível federal”, disse Richa Filho.

“O texto inicial da MP dos Portos não permitia a participação das administrações locais no processo, mas o Congresso Conseguiu inserir esta mudança. Se há possibilidade disso, nós da Comissão trabalharemos na interlocução política. Vamos discutir com a SEP, Antaq e com o Governo Federal como um todo para que os portos paranaenses não sejam só ouvidos, mas que participem do processo como um todo. Se esta possibilidade está colocada, acho que podemos pleitear”, finalizou o deputado.