Companhia Independente Portuária atuará em parceria com a Guarda Portuária 07/12/2007 - 16:30

A criação da Companhia Independente Portuária foi avaliada nesta sexta-feira (07) pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, como uma forma de se ampliar a segurança na área portuária. Para ele, o efetivo suplementar auxiliará a Guarda Portuária na sua atuação na área primária e fora dela. Atualmente, a área primária do Porto de Paranaguá é de 140 mil m². A pretensão é que esse número aumente para 2 milhões e 400 mil m² e, com isso, amplie suas fronteiras e sua área de segurança .

“Há três anos discutimos a ampliação da fronteira portuária com o objetivo de evitar o sufocamento da cidade pelos portos e vice-versa. A idéia inicial era aumentar a área de segurança, mas formos impedidos pela Prefeitura (de Paranaguá). E agora, mesmo antes da ampliação da fronteira, contaremos com um batalhão especializado da Polícia Militar, que atenderá às necessidades dos portos paranaenses e do seu entorno. Agora, o próximo passo é acionar a Prefeitura e a Câmara para discutirmos a desafetação das ruas para que possamos ter um espaço maior de área de segurança”, lembrou o superintendente da Appa.

A aprovação do projeto de lei 646/07 cria a Companhia Independente de Polícia Portuária, que será encarregada exclusivamente do policiamento ostensivo preventivo repressivo e permanência em áreas portuárias. No total, serão 95 novos policiais militares, que atuarão exclusivamente no policiamento especializado nos Portos de Paranaguá e Antonina, desafogando o contingente para ações nas demais regiões do Litoral. O novo efetivo terá patentes de soldados a tenente-coronel, que serão admitidos ou remanejados de forma progressiva.

União - “A Guarda Portuária já trabalha afinada com a Polícia Militar. Com essa união conseguimos reduzir o número de assaltos a caminhoneiros. Melhoramos a pavimentação das vias de acesso ao porto e criamos comboios noturnos no pico da safra, evitando a ação de marginais contra os motoristas”, disse o dirigente portuário.

Atualmente, os Portos de Paranaguá e Antonina são atendidos pelo 9º Batalhão de Polícia Militar que também é responsável pelo policiamento e a preservação da ordem pública nos sete municípios que compõem o Litoral do Paraná, num total de 269 mil habitantes. Ao todo, 292 homens dividem-se em duas companhias, sendo uma para o policiamento geral e outra somente para a área portuária.