Comunidade portuária discute agilidade nos processos 31/01/2020 - 16:29

Operadores portuários e empresas que atuam no Porto de Paranaguá participaram nesta sexta-feira (31) de um novo debate sobre o Port Comunnity System (Sistema Comunitário Portuário), que deve conectar diferentes sistemas usados por organizações envolvidas na atividade portuária em uma única plataforma. O objetivo é integrar dados de toda cadeia logística para tornar o processo de importação e exportação ainda mais competitivo

Paranaguá foi escolhido entre quatro portos brasileiros para receber o projeto, que faz parte de um programa do governo britânico para facilitar o comércio internacional com o Brasil. O prazo de trabalho é de 42 meses. A Portos do Paraná tem dado apoio à iniciativa e espaço para que as reuniões possam ser realizadas.

“É fundamental essa integração da comunidade portuária. Juntos podemos gerar desenvolvimento, celeridade, melhorar os processos, reduzir filas, reduzir permanência de caminhão, então todo mundo sai ganhando”, avalia Tiago Haus, coordenador de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança da Rocha Logística. Na visão dele, melhorias na cadeia logística geram benefícios para toda a sociedade.

De acordo com Vander Serra de Abreu, representante da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas de Transportadores de Contêineres (ABTTC), o grupo vai definir as prioridades a serem combatidas nos gargalos que atrasam a atividade. “Diminuir um dia no processo de exportação garante um ganho significativo de valor na operação e na competitividade do Brasil”, destaca.

Por isso, John Edwin Mein, coordenador da Aliança Pró-Modernização Logística de Comércio Exterior, avalia que a participação dos representantes das empresas da Comunidade Portuária é fundamental. “Precisamos juntar as pessoas críticas para avaliar o que tem que ser feito. Nós precisamos de um grupo de voluntários que identifique onde estão os problemas do setor e, com base nisso, definir a prioridade de processos a serem trabalhados. Por fim, esses processos nos levam a uma definição do sistema”, aponta.

Esta é a segunda reunião do grupo. O primeiro encontro ocorreu em dezembro de 2019 e a próxima reunião já está agendada para o dia 19 de fevereiro.

GALERIA DE IMAGENS