Comunidade portuária participa da reunião inaugural do Plano Mestre 2024 04/06/2024 - 15:42

O projeto é considerado um dos mais importantes no ambiente portuário, pois avalia as necessidades de cada setor, direcionando ações e investimentos de curto, médio e longo prazos

Arrendatários, titulares de contrato de passagem, operadores portuários e comunidade portuária em geral acompanharam a primeira reunião sobre a elaboração do Plano Mestre dos portos do Paraná 2024 nesta segunda-feira (03), no Palácio Taguaré. De competência do Ministério de Portos e Aeroportos, o plano mestre é o instrumento de planejamento de Estado, que avalia as necessidades de cada complexo portuário, identificando gargalos logísticos, ações e investimentos, visando melhorar a eficiência dos portos públicos.

“O Plano Mestre é um dos instrumentos de planejamento mais importantes que temos no setor portuário e está na fase inaugural de atualização. É um dos momentos mais oportunos para ouvir críticas do mercado voltadas ao setor portuário, concedendo oportunidade de melhorias, identificando os gargalos logísticos existentes e propondo a resolução destes. A participação massiva da comunidade portuária é fundamental, então esta reunião de abertura foi excelente”, comentou o gerente de arrendamentos da Portos do Paraná, Rossano Reolon.

O projeto anterior foi realizado em 2018 e é atualizado a cada quatro anos. Por causa da pandemia, o plano que seria em 2022 teve início apenas em 2024. Representantes da empresa pública federal Infra S.A., que desenvolverão o plano, já aplicaram questionários com a comunidade portuária. Os terminais receberão visitas “in loco” da equipe técnica da Infra S.A. até o dia 14 de junho.

“É o nosso primeiro complexo portuário dentro da nova metodologia de elaboração dos planos mestres. A anterior era diagnóstica, pois faltavam estas informações no setor, mas com a evolução portuária, a gente quis fazer algo mais moderno, mais focado no plano de ações e investimentos”, explicou Samantha Albuquerque, coordenadora da Infra S.A.

Outra instituição parceira do projeto é a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que será responsável por dois macro cadernos: de ESG (Environment, Social & Governance) e de infraestrutura e Operações Portuárias. Este material será a base para elaboração do macro caderno de Projeção de Demanda e Capacidades, que será feito pela Infra S.A. A proposta é que o plano mestre seja concluído em até um ano.

Confira o Plano Mestre de 2018 clicando aqui.