Conselheiro e Inspetoria do TCE visitam o Porto de Paranaguá 27/03/2013 - 16:30

In loco, eles conheceram um pouco mais sobre as operações e características da Appa

    Acompanhados do ex-presidente Conselheiro Fernando Guimarães, integrantes da 4ª Inspetoria de Controle Externo (ICE) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) estiveram no Porto de Paranaguá nesta quarta-feira (27). O motivo da visita foi entender como funciona a autarquia que, neste biênio, será acompanhada pela equipe designada. Recepcionados pela diretoria da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), eles puderam sanar dúvidas sobre as operações portuárias, inclusive com uma visita ao cais.

   O Conselheiro Fernando Guimarães é o responsável pela 4ª ICE que, este ano e o próxima, fiscaliza as contas da Appa e das demais autarquias da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil). A inspetoria é coordenada por Rita de Cássia Mombelli, que deixou a Coordenadoria Geral do TCE para reassumir a função. Os trabalhados dessa equipe, no Porto, começaram no final de fevereiro. Porém, esta é a primeira visita do grupo de trabalho ao Porto.

   “Já estivemos na Secretaria de Infraestrutura e Logística, onde nos encontramos com o secretário José Richa Filho e o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino. Agora, nessa segunda etapa da visita, viemos ao Porto de Paranaguá para conhecer suas especificidades, estrutura, operações, dificuldades e limitações”, explica a inspetora.

    Ainda de acordo com ela, cada órgão tem suas características e situações peculiares e o conhecimento e entendimento dessas se fazem necessários antes de qualquer ação de fiscalização ou julgamento. “Estamos nos inteirando e conhecendo o porto, onde nossa equipe vai estar, pelo menos uma semana ao mês. Já estamos organizando uma segunda visita com o mesmo objetivo dessa primeira”, afirma Rita.

    Assim como os demais diretores, o diretor empresarial Lourenço Fregonese se colocou à disposição para fornecer ao TCE toda informação necessária para que o órgão exerça a sua fiscalização. “Estamos aqui focados no desenvolvimento do Estado e dos portos do Paraná. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que esta administração seja a mais transparente possível”, garante.

Tribunal – Segundo informações do Tribunal, as ICEs fazem o controle in loco de órgãos estaduais. São fiscalizadas questões de ordem contábil, financeira, operacional e patrimonial. Essas equipes técnicas realizam o trabalho diretamente nos órgãos fiscalizados, por meio do monitoramento e acompanhamento de despesas, utilizando como ferramenta o Sistema Estadual de Informação (SEI).

   Na Appa, a sala de trabalho do TCE fica localizada no segundo andar do prédio administrativo.

GALERIA DE IMAGENS