Conselho de Autoridade Portuária homenageia capitão dos Portos do Paraná 13/12/2012 - 17:00

Comandante é reconhecido por toda comunidade portuária pela dedicação à segurança da navegação, alinhada com o desenvolvimento dos portos paranaenses

O Capitão dos Portos do Paraná, José Henrique Rabello, foi homenageado durante a última reunião de 2012 do Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá (CAP). O comandante, que deixa o cargo no início de 2013, recebeu uma placa pelo trabalho realizado à frente da Capitania dos Portos do Paraná, pela dedicação ao trabalho prestado e pela importante contribuição à segurança da navegação nos portos paranaenses.

A homenagem foi prestada pelo superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, que extraordinariamente presidiu a última reunião do CAP. “Durante o período em que esteve à frente da Capitania dos Portos, o comandante Rabello sempre atuou com dedicação e energia, que contribuíram para o resgate da imagem do Porto de Paranaguá. Ao cobrar que cada um fizesse a sua parte, ele pôde adotar medidas que ficarão na história dos portos paranaenses”, afirma.

O diretor administrativo financeiro da Appa, Carlos Roberto Frisoli, reiterou a homenagem prestada pelo superintendente. “Dentro das Capitanias que já frequentei, no Brasil e no mundo, vi poucas atuações como as do comandante Rabello. Ele mudou a filosofia tanto nas atividades marítimas, quanto portuárias e de desenvolvimento econômico dos portos e do próprio Estado do Paraná”, afirmou o diretor.

Depois de fazer um relatório sobre as atividades deste ano, o comandante agradeceu. “Minha primeira preocupação sempre foi com a segurança marítima. Porém, acredito que a Autoridade Marítima pode e deve ser instrumentos de indução do desenvolvimento da região. Foi isso que tentei fazer aqui. Meus atos são públicos e deles assumo toda a responsabilidade porque são resultados de muito trabalho e de trabalho técnico”, disse o Capitão dos Portos do Paraná.

Capitão - José Henrique Corbage Rabello assumiu a Capitania dos Portos do Paraná em 26 de janeiro de 2011. Oficial Superior das Forças Armadas (Capitão-de-Mar-e-Guerra da Marinha do Brasil), ele foi nomeado em 1985, com aperfeiçoamento em Engenharia Mecânica. Mestre em engenharia e também advogado, ele passou por diversos cursos de formação e de carreira na Marinha.

Dedicado ao aperfeiçoamento, o oficial também tem em seu currículo cursos operacionais, inclusive de Inteligência e o Curso de Observadores de Paz na ONU. Especializado em Guerra Eletrônica e Acústica, no Centro de Adestramento Almirante Marquês de Leão, já recebeu comendas da própria instituição (Medalhas Militares de Prata e de Bronze, Mérito Marinheiro, Mérito Tamandaré e Mérito Naval) e do Governo do Estado do Paraná (Medalha Coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento, patrono da PMPR, e Medalha Presidente Carlos Cavalcanti de Albuquerque).

O capitão Rabello fica no cargo até o próximo dia 22 de janeiro. No lugar do comandante, assume como Capitão-de-Mar-e-Guerra e Capitão dos Portos do Paraná o comandante Francisco Dantas de Almeida Filho, do Rio de Janeiro, como divulgado na portaria 402 da Marinha do Brasil, no último dia 21 de agosto.