Conselho de Autoridade Portuária lembra emancipação política de Antonina 04/11/2021 - 15:11

Reunião desta quinta-feira, dia 4, no Porto Barão de Tefé destacou importância da atividade econômica para a Cidade capelista, que comemora 224 anos de emancipação política no sábado, dia 6

Os 224 anos de emancipação política da cidade de Antonina foram um dos temas da reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) desta quinta-feira, dia 4, no Porto Barão de Tefé. A data será comemorada neste sábado, dia 6, e a atividade portuária é um dos motores da cidade capelista junto com o turismo e a agricultura e faz movimentar a economia local gerando emprego e renda para a comunidade antoninense.

“Antonina é um porto muito importante para a municipalidade e para a região porque é um polo desenvolvedor econômico e social tanto na geração de empregos quanto na geração de receitas a partir da arrecadação de impostos decorrentes da atividade portuária e a contribuição do Porto é histórica para o município e é um Porto em que estamos bastante atentos com as retomadas das reuniões da Autoridade Portuária com o intuito de fomentar a expansão da atividade portuária no Porto de Antonina e contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico e social da região”, destaca Felipe Gama, presidente do CAP Antonina.

Para o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, Antonina já foi o quarto porto mais importante do Brasil e faz parte de uma cidade histórica. “Primeiro, temos que parabenizar por essa data importante da emancipação desse município e da importância de Antonina para o Estado do Paraná. Já o Porto, regionalmente, ainda é muito importante e, ao longo do tempo, ele soube se especializar e atender a determinadas cargas que Paranaguá não atende, cargas que precisam de um tratamento diferenciado, cargas que precisam de um cuidado maior”, aponta o dirigente.

Segundo o prefeito Zé Paulo Azim, Antonina passa por um momento de retomada e tem muito a comemorar. “A atividade portuária é um dos pilares da nossa economia junto com o turismo e a agricultura. O turismo está impulsionando cada vez mais, mas o Porto é a locomotiva da economia e faz parte da cultura e da história da nossa cidade e por isso a gente vê com prioridade a defesa dos interesses da classe portuária”, finalizou.

O CAP Antonina tem se reunido todos os meses e discutido assuntos dos interesses da comunidade portuária da região. O comitê conta com a presença de representantes dos operadores, trabalhadores, Marinha do Brasil, Governo Federal e também da Portos do Paraná. O próximo encontro será no dia 2 de dezembro.