Descascador de madeira gigante sai hoje do Porto de Paranaguá 26/02/2008 - 12:40

Saiu na manhã de hoje (26) do Porto de Paranaguá, um descascador de madeira com destino à empresa Norske Skog Pisa, fábrica de papel imprensa instalada em Jaguariaíva, a 320 km de Curitiba. A peça, pesando 160 toneladas, foi dividida em duas e está sendo transportada por dois caminhões.

De acordo com a assessoria de imprensa da Ecovia, o transporte da carga será feito em três etapas. Hoje, a peça vai até o quilômetro 30 da BR 277 (na altura do trevo de Morretes). Na quarta-feira pela manhã, o transporte será retomado e seguirá até o km 60 (logo após a praça de pedágio) e no sábado (01/03), a peça sai às cinco horas da manhã e segue pelo contorno leste até Jaguariaíva.

Em alguns pontos do trajeto na BR 277, a peça precisará passar na contramão (no viaduto das praias e em alguns trechos da serra do mar). A Polícia Rodoviária Federal e a Copel, assim como a Brasil Telecom, estão dando o suporte para a passagem do material.

Ao longo do percurso, foram programadas paradas estratégicas para que o trânsito na estrada flua com segurança. A velocidade média da peça é de 20 quilômetros por hora. Estima-se que em 15 dias ela chegue até Jaguariaíva.

Fábrica – A peça que está sendo transportada hoje faz parte de um conjunto de peças que chegou ao Porto de Paranaguá no dia 8 de janeiro de Larvik, na Dinamarca. Ao todo foram mais de mil toneladas de equipamentos – entre descascadores, picadores e transportadores – da Norske, a serem despachados para diferentes unidades fabris da empresa para montagem de uma nova linha de produção de papel.

A Norske Skog Pisa é a única fabricante de papel imprensa do Brasil e abastece 30% do mercado nacional. Na unidade em Jaguariaíva, a empresa está aplicando US$ 210 milhões para expandir sua linha industrial no Paraná. A partir de abril de 2009, a previsão é aumentar em mais de 100% sua produção e passar das atuais 185 mil toneladas para 385 mil toneladas de papel por ano.