Diplomatas conhecem estrutura portuária de Paranaguá 17/07/2009 - 16:20


O Porto de Paranaguá recebeu, esta semana, a visita de 23 diplomatas vindos de Dubai, México, Japão, Suíça, China e África do Sul. A comitiva conheceu a infraestrutura portuária destinada à exportação de grãos e de cargas congeladas, produtos que destacam o Porto de Paranaguá no comércio internacional.

“O porto é estratégico para o agronegócio brasileiro e nosso objetivo é apresentar a estrutura pública portuária do maior porto brasileiro em exportação de grãos e de congelados. Além disso, apresentamos o trabalho da certificação sanitária de origem animal e vegetal que realizamos”, disse o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Paraná, Daniel Gonçalves.

De janeiro a junho deste ano, foram embarcadas pelo Porto de Paranaguá mais de 685 mil toneladas de congelados. O volume é 47% superior aos embarques do mesmo período de 2008, o que colocou Paranaguá na liderança nacional das exportações desses produtos. O desempenho do Porto de Paranaguá nos embarques de congelados tem atraído investimentos da iniciativa privada para o incremento em infraestrutura logística na retroárea de Paranaguá.

Os números positivos do complexo portuário paranaense também confirmam sua posição de maior porto graneleiro da América Latina. No primeiro semestre deste ano, somente os embarques de soja somaram perto de 3,9 milhões de toneladas, o que representou um aumento de 24,67% em relação ao mesmo período de 2008.