Especialistas discutem desenvolvimento do litoral 09/11/2012 - 16:10

Especialistas, estudiosos e empresários estiveram reunidos nesta sexta-feira (09) em Antonina, para discutir as potencialidades de desenvolvimento da região litorânea durante o I Seminário Investimento e Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná. O superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, apresentou o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento dos portos paranaenses para os próximos 20 anos.

“O porto é um catalisador de investimentos. As indústrias querem estar próximas ao porto porque ele funciona como uma plataforma logística. Com planejamento e o engajamento de todos os atores locais, o litoral do estado conseguirá significativas melhorias”, disse durante sua apresentação.

O coordenador de promoção industrial e comercial da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim), Mauro Corbellini, também palestrou e disse que o litoral é a área que apresenta maior potencialidade de desenvolvimento no Paraná. “Por termos uma área litorânea tão bem preservada ambientalmente, as exigências e restrições ambientais para instalação de indústrias é grande e inclusive já afastou investimentos importantes para a região. É preciso trabalhar na redefinição de todo este processo já que dispomos de áreas nobres que podem dar lugar a indústrias com tecnologia de ponta e não poluentes”, avalia.

Sucesso – Flavio Frota, sócio consultor da Marketing de Cidades, empresa organizadora do evento, disse que o seminário surgiu através da demanda local de se discutir alternativas de desenvolvimento com respeito ao meio ambiente.
“Estamos certos de que existe um caminho alternativo para o desenvolvimento sem deixar de cuidar da preservação ambiental. Nossa intenção é fomentar este debate e depois, num segundo momento, apresentar casos de sucesso de quem já faz isso com excelência”, disse.

GALERIA DE IMAGENS