Exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá cresce 25% no primeiro trimestre 16/04/2012 - 14:50

A exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá fechou o primeiro trimestre do ano com alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 18,6 mil unidades exportadas nos primeiros meses do ano, contra 14 mil no mesmo período de 2011.

Considerando a importação, o resultado foi ainda maior. No trimestre, a Appa registrou alta de 77% nas importações de veículos, totalizando 35 mil unidades contra 20 mil no mesmo período de 2011.

Os principais destinos dos veículos exportados por Paranaguá são Argentina, México e Alemanha. Vem também destes mesmos países a maioria dos veículos importados pelo porto. As principais montadoras que movimentam cargas por Paranaguá são Volkswagen, Renault e Nissan.

O Porto de Paranaguá tem aumentado ano a ano a movimentação de veículos em função de adaptações logísticas que permitiram aumento na produtividade da operação. As adequações no berço de escoamento de veículos – que está próximo ao pátio de estacionamento – agilizaram toda a movimentação de embarque e desembarque de veículos.

Uma ordem de serviço estabelece a prioridade de atracação para os navios de veículos no berço 217, desde que os mesmos cumpram uma movimentação mínima exigida. No caso de navios PCC (exclusivamente de veículos), a movimentação mínima exigida é de 150 veículos por hora. Já os navios Roll-on/Roll-off, que tem carga mista, a movimentação mínima exigida é de 5 mil toneladas por dia.

No entanto, na prática, a movimentação de veículos em Paranaguá é bem mais ágil. A prancha média registrada é de 450 veículos por hora. O porto recebe cerca de 12 navios PCC por mês, que movimentam uma média de 1300 automóveis (por navio) e operam em nove horas, aproximadamente.

A agilidade da operação foi atingida graças à profissionalização dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) que manobram os veículos dos pátios até os navios. Procedimentos simples de como manusear os veículos, sem usar relógios ou anéis – evitando riscos na lataria – até regras de direção defensiva permitiram que o porto zerasse as ocorrências de avarias com este tipo de carga.

O Porto de Paranaguá conta com dois pátios para veículos com capacidade para 6,5 mil carros. Um terceiro pátio, com capacidade para 2500 unidades, está em processo de alfandegamento

Trimestre – Outro destaque na movimentação do trimestre é a soja, que atingiu alta de 144% nas exportações, totalizando 1,9 milhão de toneladas. O farelo de soja também apresentou bom resultado, totalizando 1,1 milhão de toneladas exportadas, o que representa uma alta de 50% em relação a 2011.

No total geral, a Appa fechou o trimestre com 8,9 milhões de toneladas movimentadas, apresentando alta de 9% em relação a 2011. A receita cambial gerada pelas exportações apresentou crescimento de 23%, totalizando US$ 3,7 bilhões.