Fragata União chega ao Porto de Paranaguá para visita público no domingo 26/01/2018 - 15:20

O navio-escolta Fragata União (F45) já está no Porto de Paranaguá. A embarcação atracou no cais no final da manhã desta sexta-feira (26), às 11h40, onde ficará por todo o final de semana até a manhã de segunda-feira. O navio estará aberto para visitação pública no domingo (29), das 9h às 16h30, quando os oficiais da Marinha do Brasil, tripulantes do navio de guerra, vão mostrar como funciona a embarcação quando está em uma missão e detalhar todas as curiosidades da fragata.

Os visitantes deverão portar documento de identidade com foto para cadastro e acesso ao local da visitação, que acontecerá pelo Prédio D. Pedro II, na Avenida Portuária. Por questões de segurança, não é recomendado o uso de vestimentas como saias, vestidos e salto alto. A entrada é gratuita. É recomendável não deixar a visita para a última hora, para dar tempo de aproveitar todas as explicações do passeio.

O vice-almirante e Comandante do 8º Distrito Naval, Antônio Carlos Soares Guerreiro, conta que a Fragata União foi construída no Brasil no início da década de 70, a partir de um projeto britânico. "O navio possui equipamentos voltados para a guerra submarina, defesa antiaérea e ameaça de superfície", conta o comandante. Segundo ele, a Fragata foi modernizada no Brasil e no exterior e hoje é considerado um navio preparado para se opor a qualquer ameaça no mar. Recentemente, a Fragata União foi utilizada em missões de paz no Líbano.

"É importante que a comunidade local conheça este que não é apenas um patrimônio da Marinha, mas de todos os brasileiros", completou o comandante Guerreiro. Subordinada ao Comando do 1º Esquadrão de Escolta, sediado no Rio de Janeiro, a fragata realiza em Paranaguá exercícios operacionais e adestramento com a tripulação.

Navio-Escolta - A Fragata "União" é um navio-escolta, cuja função é proteger outros navios. Ela é equipada com modernos sensores e armamentos que a capacitam para ações de guerra antiaérea, antissubmarino e de superfície. Foi a sexta e última de uma série de 6 fragatas da classe Niterói ordenadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de meio flutuantes da Marinha, e a segunda construída pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Em 2017, a F45 foi o Navio Capitania da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Esta missão, criada pela Organização das Nações Unidas, teve o propósito de impedir a entrada em território libanês, de armas ilegais e contrabandos, além de prestar apoio ao desenvolvimento da Marinha do Líbano.

Serviço: Visitação Pública - Fragata União
Data: 28/01 (domingo)
Horário: das 9h às 16h30
Local de acesso: Edifício D. Pedro II - Porto de Paranaguá
Endereço: Av. Portuária, s/n

GALERIA DE IMAGENS