Governador libera R$ 1,5 milhão em sala de coworking no Porto de Paranaguá 28/05/2024 - 18:16

Litoral do Paraná será o primeiro a receber uma das dez salas, que serão criadas no Estado

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, anunciaram, nesta terça-feira (28), a criação de salas de coworking abertas à comunidade em dez municípios paranaenses. A primeira será instalada em Paranaguá, no Litoral, com um investimento de R$ 1,5 milhão. A iniciativa foi coordenada e elaborada pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Sei), que fornecerá computadores, mobiliário, impressoras 3D e acesso à internet via wi-fi em um espaço da Portos do Paraná.

As salas fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 13,8 milhões para projetos de inovação nas cidades. “Com essas iniciativas tecnológicas, estamos ajudando os municípios a atraírem novos investimentos, mas sobretudo avançando no atendimento às nossas crianças e adolescentes que possuem deficiências ao oferecer o que há de melhor e mais moderno no mundo em equipamentos de acessibilidade”, afirmou o governador.

“Este anúncio é muito importante para a comunidade portuária e para todo o litoral do Paraná, pois mostra a preocupação do Estado e dos portos paranaenses em oferecer um espaço público, em conceito coworking, que apoie o desenvolvimento do comércio e do empreendedorismo local. O projeto vai estimular estudantes e trabalhadores a compartilharem recursos e experiências do mercado marítimo e portuário, além de oferecer um ambiente propício para capacitações em diversas vertentes”, enfatizou o secretário-geral da Portos do Paraná, Felipe Gama.

O intuito é oferecer à comunidade parnanguara o acesso a tecnologias imersivas e propícias ao desenvolvimento de protótipos e modelagem de produtos inovadores. O local também terá salas para capacitações sobre inovação, criatividade, empreendedorismo e programação voltados à nova economia.

PRESENÇAS – Participaram do evento o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva; Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; Saúde, Beto Preto; Justiça e Cidadania, Santin Roveda; Cidades, Camila Scucato; Turismo, Márcio Nunes; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o chefe da Casa Militar, Marcos Tordoro; os presidentes da Celepar, Gustavo Garbosa; Tecpar, Celso Kloss; os deputados estaduais Artagão Junior, Tiago Amaral, Luis Corti, Luiz Claudio Romanelli, Moacyr Fadel, Pedro Paulo Bazana, Alisson Wandscheer e Wilmar Reichenbach; o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, demais prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de dezenas de municípios.