Governo do Paraná entrega 29 novas casas para famílias de Paranaguá 07/06/2013 - 12:10

Uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) permitirá que 400 famílias de Paranaguá residentes em áreas de risco ambiental possam viver mais tranquilas. Na próxima segunda-feira (10), mais 29 famílias deixarão a área irregular próxima ao Terminal Público de Álcool, na Vila Becker, juntando-se a outras 30 que já receberam as chaves das novas casas em local seguro.

Nesta quinta-feira (6), elas participaram do sorteio do loteamento das novas residências, com a presença do diretor de Regularização Fundiária e Relações Comunitárias da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus.

"Temos a preocupação de garantir a segurança destas famílias, tanto no sentido de retirá-las de um ambiente de risco como de oferecer a garantia legal das novas propriedades", explicou Justus.

Neste programa, os beneficiados não arcarão com nenhum custo da costrução das novas unidades habitacionais, além de receberem os títulos das novas propriedades, garantia que não possuíam nas antigas ocupações. A primeira fase de construção das moradias, no Residencial Porto Seguro, será concluído até novembro, quando 232 famílias já estarão no novo lar.

"Estas entregas mostram o compromisso do governador Beto Richa em resolver a situação destas famílias e garantir que cada uma delas tenha uma casa segura e própria", afirmou o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, durante a primeira entrega de chaves.

Dupla segurança - Para Sandra Gonçalves, primeira a ser sorteada e saber a localização de sua nova moradia, as expectativas para a mudança são as melhores possíveis. "Estamos indo pra uma área boa e segura, junto com os nossos vizinhos, que são nossos amigos e principalmente com a garantia de que estaremos morando no que é nosso", disse.

Segundo Orlanda Meduna, outra beneficiada pelo projeto, a mudança representa o fim de um longo impasse que tirava a tranquilidade da família. "Há mais de dez anos nós já sabemos que teríamos que nos mudar, mas agora finalmente vamos poder começar a construir uma vida nova com mais segurança", disse.

Porto Seguro - As obras de pavimentação, calçamento e drenagem já estão em andamento em todo o Residencial Porto Seguro. Os recursos para a realização de todas as obras foram repassadas pela Appa à Cohapar, totalizando investimentos de R$ 21 milhões. Os terrenos para a construção das casas foram doados pela Prefeitura de Paranaguá.

O bairro conta com boa infraestrutura, com uma escola municipal e outra estadual, além da proximidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que está ampliando sua estrutura. Uma creche também está sendo construída no local para atender a demanda dos novos moradores.

(Matéria da Assessoria de Imprensa da Cohapar)