Governo e Appa iniciam projeto do Porto do Mercosul 16/01/2008 - 17:20

O Governo do Paraná e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) começaram nessa semana a trabalhar no projeto do Porto do Mercosul, que será erguido na Ponta do Poço, no município de Pontal do Paraná. O empreendimento será construído com recursos da Appa e será um hub port, ou seja, um porto concentrador de cargas e linhas de navegação, dedicado ao transbordo de cargas. A previsão inicial da obra é de cerca de R$ 400 milhões.

“Vamos desapropriar as áreas necessárias, estabelecer os limites da área primária e daremos início às obras de infra-estrutura para o início do funcionamento do Porto do Mercosul. Temos recursos em caixa para isso e já vamos providenciar também o licenciamento ambiental”, explicou o superintendente dos portos Eduardo Requião.

Segundo Eduardo, há o apoio dos proprietários das áreas próximas ao projeto. “Ao longo das discussões sobre o projeto encontramos também o apoio entre os proprietários de áreas próximas do empreendimento público. Eles disponibilizaram, inclusive, seus espaços de área primária para que o porto fosse iniciado imediatamente. Mais do que nunca é preciso que se quebrem as barreiras políticas e que a comunidade se mobilize”, avaliou.

Porto limpo - O trâmite para a execução do projeto seguirá o mesmo das demais obras públicas: primeiro haverá licitação para um projeto básico e depois para o projeto executivo. Concomitantemente, a autarquia providenciará o licenciamento ambiental e as desapropriações necessárias. Apenas após o projeto final será definido o número de berços de atracação que o novo porto terá.

A escolha da área para construção do Porto do Mercosul leva em conta vários aspectos estratégicos, como a bacia de evolução natural, com profundidade média de 21 metros, e a redução de uma hora no tempo de navegação da entrada da barra até o novo terminal, se comparado ao Porto de Paranaguá. Para o superintendente , “a concretização do projeto significará o desenvolvimento do Litoral e um processo irreversível de crescimento. Essa obra deve ser vista como a expansão dos portos públicos do Paraná. Esse porto será o que chamamos de ‘porto limpo’ já que vai operar sobretudo com contêineres”, finalizou o dirigente portuário.