Hoje é o último dia da “Semana Delas” 18/10/2019 - 14:37

Hoje (18) termina a semana de programação especial que reuniu as colaboradoras da Portos do Paraná para tratar de temas como Saúde da Mulher, Psicologia, Violência e Igualdade de Gênero no setor portuário. Nesta sexta-feira, às 17h, no Auditório do Palácio Taguaré, o encerramento será com uma dinâmica organizada pela Assessoria de Comunicação, seguida de uma confraternização só para elas.

Ontem (17), uma temática bem específica foi tratada pela bióloga Jaqueline Dittrich, analista portuária da Diretoria de Meio Ambiente da empresa. Na programação, ela compartilhou a experiência vivida em junho, no curso de Gestão Portuária para Mulheres, em Le Havre, na França, do qual participou com outras quatro brasileiras e 20 mulheres de 16 outros países em desenvolvimento. Todas representantes do setor.

Jaque abriu a apresentação falando que a Igualdade de Gênero é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) listados pela ONU. Como trouxe a analista, a ideia da Organização das Nações Unidas é, entre outras, “garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança; realizar reformas para dar às mulheres direitos iguais aos recursos econômicos; e adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis”.

“Essa foi uma das questões que o curso trabalhou. Em relação ao setor portuário, descobrimos que a Organização Marítima Internacional (IMO) desenvolve um trabalho específico para cumprir esse que é o quinto objetivo do Desenvolvimento Sustentável”, conta a bióloga. 

Trata-se, como mostrou a colaboradora, do IMO's Women in Maritime programme. Além dessa iniciativa, Jaqueline apresentou outras com o mesmo objetivo, como o suporte financeiro do Ministério dos Transportes da República Federativa da China e a execução do curso pelo Instituto Portuário para Educação e Pesquisa (IPER – EM Normandie) e pela Autoridade Portuária de Le Havre.

Essa questão da Igualdade de Gênero foi trabalhada na 1ª semana do curso, sob o tema “Mulheres na gestão portuária – Desafios, soluções e projetos futuros”. Além desse tema, a colaboradora da Portos do Paraná falou sobre as característica do Porto de Le Havre e os demais assuntos abordados no curso somo gestão, estatística, segurança portuária, alfândega, relação porto x cidade, economia e meio ambiente.

Como mensagem final, na apresentação desta quinta-feira (17), Jaqueline trouxe a seguinte citação: “uma indústria que carrega 90% dos bens mundiais precisa ao menos de 90% do melhor talento marítimo, apesar de ser tradicionalmente dominada por homens. Essa indústria precisa dos melhores advogados, dos melhores cientistas, dos melhores especialistas em logística, dos melhores administradores, dos melhores marinheiros – e seu gênero é irrelevante.” (Neil Bellefontaine, President of the World Maritime University in 2015).

Outras informações sobre a rede de incentivo às mulheres no setor marítimo e portuário está disponível em http://www.imo.org/es/OurWork/TechnicalCooperation/Paginas/WomenInMaritime.aspx

No site, é possível encontrar a rede mencionada por Jaqueline, na apresentação da Semana Delas.

O encontro desta sexta (17) encerra cinco dias de atividades que marcaram o Outubro Rosa, na “Semana Delas”, organizada pela Asscom em parceria com o Departamento de Recursos Humanos da Portos do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS