Janelas públicas de atracação ampliam negócios via Porto de Paranaguá 22/02/2008 - 10:00

O Porto de Paranaguá passa a contar com mais quatro novas linhas de navegação de contêineres. As novas rotas foram anunciadas durante a reunião que marcou os três primeiros meses de funcionamento oficial das janelas públicas de atracação. A partir de agora, o terminal terá um serviço semanal para a Ásia, outro para o Oriente Médio e Extremo Oriente e mais um para o Caribe, leste dos Estados Unidos e Cuba. O quarto trata-se de janelas semanais para cabotagem.

De acordo com o chefe de operações da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Cláuber Candian, esta é uma reunião já prevista no regulamento da janela pública de atracação do Porto de Paranaguá. “Nestes primeiros três meses de funcionamento das janelas pudemos perceber que houve uma excelente taxa de assiduidade de 78%. Isso demonstra um desempenho muito bom do Porto. Quando a gente faz um trabalho bem feito, isso é reconhecido no meio e a gente é retribuído desta forma, com quatro novos serviços”, afirmou Candian.

A nova rota semanal para a Ásia começará a operar no dia 2 de junho. De acordo com Luciano Alvernaz Rodrigues, gerente de planejamento da NYK Logistics, sua empresa só dependia das confirmações da reunião realizada na Appa para anunciar a nova linha. “Conseguimos confirmar esta nova linha para a Ásia que contará com 10 navios e haverá escalas semanais, toda terça-feira, em Paranaguá. Trabalharemos em conjunto com uma empresa coreana. Nosso objetivo é movimentar cada vez mais carga para este mercado que está se abrindo para nós”, disse.

Para Rodrigues, a implantação das janelas públicas de atracação permitiu que os armadores ampliassem seus negócios via Porto de Paranaguá. “Janelas trazem muito mais agilidade porque hoje em dia não podemos mais correr o risco de chegar ao Porto e esperar para atracar sabendo que depois você não vai poder andar mais rápido para recuperar o prejuízo ou ficar com o navio um dia parado. É importante otimizar o tempo o máximo que pudermos”, disse.

Avanço - A Hamburg-Süd traz de volta ao Porto de Paranaguá a rota Caribe-Leste dos Estados Unidos, que começa a funcionar em abril. De acordo com o diretor de operação na América do Sul da Hamburg Süd Internacional e da Aliança Brasileira, Michael Martins da Silva, a linha para o Caribe vai contar com três armadores dentro do mesmo serviço, ampliando as movimentações.

“O acerto que a gente tem tido é muito grande. A espera diminuiu bastante e o índice de pontualidade tem sido louvável. Foi de 78% e eu digo que isso era inesperado. Então podemos dizer que hoje o Porto de Paranaguá está num eixo moderno como os outros portos brasileiros que também funcionam no regime de janelas”, disse Michael.

Os dois outros novos serviços anunciados durante a reunião são o de cabotagem e a linha para o Oriente. Esta começará a funcionar em junho e contará com duas rotas regulares semanais para o Oriente Médio e Extremo Oriente.

Já a cabotagem, que antes era realizada quinzenalmente pelo Porto de Paranaguá e sem garantia de janelas, passa a ser contemplada pelo sistema e torna-se semanal. “Este serviço de cabotagem mostra que com organização e logística adequada, nós conseguimos fazer a movimentação dentro do território brasileiro”, disse Candian.


BOX - Janelas reduzem pela metade tempo de espera de um navio

A partir do uso de janelas públicas, os berços de atracação 215 e 216 passaram a seguir a tendência dos mais modernos portos do Brasil e do exterior. As janelas públicas são oferecidas com dia e hora pré-estabelecidos para os serviços semanais regulares de navios full contêineres que, por meio de solicitação formal, comprovem interesse, demanda de carga e freqüência semanal. O armador deve apresentar uma movimentação mínima superior a 180 movimentos por atracação, ou seja, uso mínimo de seis horas do cais comercial para suas operações.

De acordo com o diretor-superintendente do Terminal de Contêineres de Paranaguá, Juarez Moraes e Silva, as janelas diminuíram o tempo de espera dos navios em Paranaguá. “Com as janelas conseguimos reduzir pela metade o tempo de espera de um navio. Isso representa queda de custos e agilidade operacional. Estes diferenciais fizeram com que com nós conseguíssemos fidelizar as rotas destes navios com o Porto de Paranaguá e conseguir outras. Paranaguá oferece um dos melhores produtos logísticos do país tanto para importadores quanto para exportadores”, afirmou Moraes e Silva.