Ministro diz que Porto de Paranaguá é a solução nacional para o escoamento da produção agrícola 01/02/2008 - 10:10

A safra de soja para 2008 alcançará uma boa produtividade média e uma produção próxima de 11,87 milhões de toneladas. A estimativa é do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Do volume produzido, o Porto de Paranaguá deverá ser o responsável pela exportação de, pelo menos, 4,5 milhões de toneladas, total embarcado em 2007 e que representou recorde histórico.

É para este mercado que o Porto de Paranaguá se prepara, com melhorias na sua infra-estrutura e logística aplicada. Investimentos reconhecidos pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, como importantes para as exportações brasileiras. “O Porto de Paranaguá este ano bateu recordes de exportação. O terminal está se aperfeiçoando e está colocando em prática importantes projetos de ampliação e de dragagem. São essas ações que darão melhores condições para o agricultor exportar com custos menores”, afirmou Stephanes.

O ministro visitou na quinta-feira (31) o Show Rural Coopavel, a maior feira de agronegócios da América Latina, que acontece até o próximo sábado, no município de Cascavel. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está presente na feira com um stand montado junto aos demais órgãos estaduais.

O superintendente da Appa, Eduardo Requião, acompanhou a visita do ministro em Cascavel e disse que a feira serve como uma vitrine para o agronégocio paranaense e é a oportunidade para aproximar o produtor rural dos portos paranaenses. “A feira é excepcional. Aqui está o resultado do trabalho dos brasileiros que produzem a agricultura. Nossa idéia é aproximar o Porto de Paranaguá e as regiões produtoras”, declarou o superintendente.

O Show Rural Coopavel é referência internacional e reúne as principais empresas mundiais de pesquisa e de equipamentos. Na feira, os expositores lançam novos produtos e tecnologias antecipando com exclusividade as tendências para o agronegócio. Além de fechar parcerias na feira, o Porto de Paranaguá também divulga as novas logísticas adotadas e o novo modelo de gestão pública.

 

GALERIA DE IMAGENS