Ministro dos Portos visita estande da Appa e afirma que soluções logísticas adotadas pelo Estado são exemplos para os portos brasileiros
04/04/2013 - 18:50

O ministro dos portos, Leônidas Cristino, visitou a feira Intermodal South America, em São Paulo. Além de palestrar no evento pela manhã, ele visitou os estandes e conversou com as autoridades portuárias presentes. Ao visitar o estande dos portos paranaenses, Cristino lembrou que as soluções administrativas e práticas adotadas pela Appa para acabar com o problema das filas de caminhões são exemplos para os outros portos do país, que também participaram do evento.

“Durante muitos anos, o Porto de Paranaguá foi lembrado pelas longas filas de caminhões que atrapalhavam não apenas o escoamento dos produtos como todo o trânsito nas rodovias do entorno. Porém, desde o segundo semestre de 2011, o porto vem sendo reconhecido pelas soluções gerenciais que fizeram esse problema da fila acabar. Essas soluções estão aí para serem seguidas pelos demais terminais portuários”, comentou o ministro.

O ministro foi recebido pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino. “A Intermodal, há quase vinte anos, é uma ocasião onde se terminais, operadores e empresas do segmento portuário podem mostrar o que tem sido feito para o desenvolvimento desse setor. Nessa feira, também, as autoridades, representantes das agências reguladoras e da Secretaria de Portos, têm a chance de conhecer um pouco mais sobre as peculiaridades dos portos cada região do país”, afirma.

Ao fazer um balanço desse novo encontro com o ministro e da participação da Appa na feira, que se encerra nesta quinta-feira, Dividino garante que o saldo é positivo. “Nós pudemos mostrar o que o Governo do Estado do Paraná tem feito para resolver os problemas dos portos paranaenses de agora e dos projetos que darão aos portos de Paranaguá e Antonina tranquilidade no futuro”, completa.

Para o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, a Intermodal é um espaço único de integração, troca de informações e acesso a novas parcerias. “Todos os anos, os portos paranaenses participam da feira em parceria com os operadores. Este ano, participamos desta edição da Intermodal com diferentes parceiros, o que dá mais força aos portos e demonstra nosso constante trabalho de integração e busca por melhorias e progresso comum a todos”, diz.

Parceiros - A Harbor Operadora Portuária foi uma das parceiras da Appa na feira, este ano. De acordo com o gerente, Valmor Felipetto, a feira é uma importante canal de relações públicas. “Aqui é possível a interação comercial real, da qual se colhe resultados. A participação na feira é uma tarefa que produz efeitos positivos e rápidos. Além disso, estando junto com a Appa, mostra-se que há integração entre a comunidade portuária de Paranaguá e dessa com a comunidade portuária de todo o mundo. Somos concorrentes no mercado, mas aqui se esquece. Em oportunidades como essas vemos que todos dependemos da mesma atividade”, afirma o gerente.

Também com a Appa na Intermodal, a CPA estava representada pelo analista de mercado Lucas Cesar Guzen. “A feira é importante para a aproximação com o cliente, para estreitar relacionamento, divulgar a marca. Na Intermodal a gente encontra as principais autoridades portuárias e as novas tecnologias de logística, transporte e comércio exterior”, comenta nesse último dia de evento.

GALERIA DE IMAGENS