Modernização dos portos é a meta principal da nova administração da Appa 19/03/2012 - 15:50

Modernização. Foi assim que o governador Beto Richa definiu qual será o fio condutor da nova gestão dos portos de Paranaguá e Antonina. Na manhã desta segunda-feira (19), Richa deu posse ao novo superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Tessutti Dividino. A cerimônia foi realizada no auditório da Appa e contou com a presença do secretário estadual de infraestrutura e logística, José Richa Filho e dos deputados federais André Zacharow e Fernando Francischini, entre outras autoridades.

Beto Richa disse que quer estabelecer um novo ritmo para os investimentos nos portos e para a modernização deles. Ações como a informatização dos portos, aproximação com os usuários do sistema e com lideranças políticas do litoral estão entre as prioridades da nova gestão.

Dividino passa a ocupar o posto de dirigente dos portos paranaenses no lugar do engenheiro Airton Maron, que ficou no cargo por um ano e três meses. Richa ressaltou que a mudança na direção da Appa acontece para dar ainda mais agilidade aos processos de mudança que o governo pretende estabelecer nos portos paranaenses. “O Porto de Paranaguá é o orgulho do nosso estado e nos últimos governos, ele e o Porto de Antonina, não tiveram a atenção merecida. Queremos mudar esta imagem. No primeiro ano de governo temos só o que festejar: recordes atingidos, lideranças recuperadas. Mas chegou a hora de realizar investimentos ainda mais intensos e superar desafios”, disse o governador.

O secretário estadual de infraestutura e logística, José Richa Filho, ressaltou que a mudança na direção dos portos não implica em descontinuidade nas ações de governo. “Quero aqui agradecer os serviços prestados pelo Airton Maron. Juntos, trabalhamos intensamente neste primeiro ano para recuperar a imagem dos portos paranaenses principalmente em Brasília, junto aos órgãos federais. Agora, com o Luiz Henrique Dividino, vamos dar continuidade a este trabalho e peço o apoio de toda a comunidade portuária, para buscarmos parcerias e o sucesso dos portos paranaenses”, disse.

O novo superintendente tem ampla experiência na atividade portuária, atuando a mais de 24 anos no setor. Em seu discurso de posse, Dividino elogiou o trabalho de seu antecessor e disse que Maron foi o responsável por tirar o porto da situação difícil que ele se encontrava. “Assumir a superintendência dos Portos do Paraná é uma honra e um desafio. Muito já foi feito, mas ainda há muita coisa para ser realizada. São questões de infraestrutura, impasses ambientais. Temos uma diretoria competente e daremos seqüência a todos os projetos do plano de governo, podendo fazer alguns ajustes para dar ainda mais celeridade ao processo”, afirmou.

Dividino disse ainda que a meta é melhorar o nível de atendimento dos portos paranaenses, reduzindo os custos para os usuários. “Temos que olhar o porto para os próximos 20 anos, planejar o futuro. Não haverá descontinuidade no que está sendo feito, vamos aprimorar as ações”, disse.

Airton Maron, que deixa a superintendência e volta a ocupar o cargo de engenheiro do corpo técnico da Appa, agradeceu o apoio dos servidores do porto enquanto esteve à frente da superintendência. “Agradeço o apoio do setor produtivo paranaense e saio feliz por ter honrado os desafios que a mim foram propostos. Desejo sucesso ao novo superintendente e peço para que a comunidade portuária não meça esforços para colaborar com esta nova gestão”, afirmou.