Navio com mil turistas alemães volta ao Porto de Paranaguá 10/02/2012 - 17:00

O Porto de Paranaguá receberá neste sábado (11) o navio de bandeira alemã Aida Cara. Será a quarta passagem da embarcação, com capacidade para mil turistas, pelo Litoral do Paraná. A Secretaria do Turismo, através das vinculadas Ecoparaná e Paraná Turismo, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e as Fundações Municipais de Turismo e Cultura de Paranaguá trabalham para que cada vez mais navios desembarquem na cidade.

Para o secretário do Turismo, Faisal Saleh, o receptivo aos turistas promove o desenvolvimento social e a geração de renda. “O sucesso da inserção de Paranaguá na rota turística de cruzeiros depende do esforço de todos: comerciantes, empresários, operadores e da população. A satisfação do turista vai possibilitar uma melhor negociação para novas paradas”. Também participam das ações a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Abretur, Aciap, Sebrae, Núcleo de Turismo Receptivo, Special Paraná e Transgolf.

Manifestações artísticas e culturais serão apresentadas aos turistas estrangeiros em diversos pontos de Paranaguá. Na Praça 29 de Julho, haverá exposição e venda de artesanato produzido com sementes, fibras de coco e escamas de peixe. No Mercado do Artesanato, a programação inclui apresentações dos índios da Ilha da Cotinga.

O músico Lucas tocará modas de viola no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná. A Orquestra Municipal de Paranaguá fará um ensaio livre na Casa da Música Brasílio Itiberê. Na Casa de Cultura Monsenhor Celso, a atração é uma exposição sobre o Carnaval. Os turistas também poderão conhecer a cultura e a culinária caiçara no Espaço Cultural Mandicuera, na Ilha de Valadares, além visitar a Capela do Divino.