Nota de esclarecimento 10/06/2013 - 13:50

   Por volta das 9h da manhã desta segunda-feira (10), um caminhão do tipo munck caiu no cais do Porto de Paranaguá. A empresa Wilson&Sons contratou a empresa Semape para fazer o serviço de entrega de cinco tambores de óleo lubrificante e uma escada para um de seus rebocadores (de nome Hadar) quando, durante o processo, houve um acidente e uma fita ficou presa entre o caminhão e o rebocador, puxando o veículo para dentro da água. O acidente ocorreu no berço 205 do Porto de Paranaguá. O motorista, ao perceber o problema, saltou do caminhão e teve ferimentos leves.

   O caminhão afundou no cais. Imediatamente a equipe de prontidão, que acompanha operações desta natureza, começou os trabalhos de emergência. A Wilson&Sons acionou a empresa Hidroclean, especializada em acidentes ambientais, para atender a ocorrência. Foram colocadas barreiras de contenção e não há sinais de vazamento. A empresa de prontidão ambiental da Appa também foi acionada e acompanha as ações.

   A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina está coordenando a ação junto à empresa responsável, os órgãos ambientais e a empresa que está fazendo o trabalho de emergência no local. A Appa possui um procedimento que deve ser seguido pelas empresas que fazem manuseio de produtos derivados de petróleo na área primária do cais. Está sendo aberta uma sindicância para apurar as responsabilidades.

   Os tambores estão contidos na extremidade oeste do cais, sem qualquer avaria e serão retirados no início da tarde, após anuência dos órgãos ambientais competentes. IAP e Ibama acompanham toda a ação. Esta prevista a retirada do caminhão do mar ainda esta tarde.

GALERIA DE IMAGENS