Nova direção do Porto de Antonina tem desafio de recuperar destaque do terminal no cenário nacional
01/03/2013 - 15:40

Luis Carlos de Souza assume e afirma que dará andamento às melhorias do Programa de Governo no Porto de Antonina

O novo diretor do Porto de Antonina, Luis Carlos de Souza, tomou posse do cargo nesta sexta-feira (1). Pela frente, ele encontra o desafio de dar andamento às mudanças propostas pelo Programa de Governo, em Antonina, que já começaram. Souza afirma que - assim como o Governador Beto Richa e o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino - vai trabalhar para ver o terminal novamente em destaque no cenário nacional.

Antoninense, formado em Gestão em Logística, Luis Carlos é do setor portuário. Foi supervisor de Operações Terminais Portuários da Ponta do Félix, empresa arrendatária do Porto de Antonina. Além disso, presidiu o Sindicato dos Trabalhadores na Armazenagem de Cargas de Antonina (Sintracan) e é conselheiro do Conselho de Supervisão do Órgão Gestor da Mão de Obra e do Conselho de Autoridade Portuária de Antonina. Vereador com cinco mandatos, desde 1996, ele se licencia da Câmara de Vereadores local para assumir o novo cargo.

“Sei do desafio que estou assumindo, mas tenho vontade e muita garra para defender os interesses da minha cidade. Minha luta será constante para fazer o Porto de Antonina se desenvolver. Estou muito confiante porque vejo que tenho apoio: a vontade política e o empenho do Governador Beto Richa e a experiência e a prática portuária do superintenzdente Luiz Henrique Dividino”, declara Souza.

Ações
- A primeira ação sob a gestão do novo diretor é a continuidade das obras de recuperação do antigo prédio da Appa, no Porto de Antonina. Esta deve ter início ainda neste início de mês. Apesar de ter assumido o cargo agora, Souza já estava na função desde o final de janeiro. Entre as melhorias que já colocou em prática na área pública estão a limpeza das áreas e de todas as fronteiras, a pintura do prédio atual, e a recuperação das áreas de estacionamento.

Ainda neste primeiro semestre, com a ajuda de Souza, a Appa pretende reativar alguma operação no Barão de Teffé até que o projeto da instalação da Techint volte a decolar. “O plano do Governo Beto Richa, o qual a Appa está colocando em prática – e agora ganha mais um agente para isso - é recuperar cargas para o porto e dar utilidade às áreas ociosas. Esse plano, já está em ação”, afirma o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino.

Em setembro do ano passado, o governador assinou o Termo de Permissão de Uso Temporário do terminal público de Antonina, com a multinacional Techint, para atender a demanda da exploração do petróleo do pré-sal. Em outubro de 2012, Beto Richa autorizou a o início do processo licitatório para a revitalização do prédio administrativo. “Tivemos uma sucessão de medidas que visam revitalizar o porto de Antonina. Em janeiro deste ano, demos início à dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução do Porto de Antonina. Enfim, estamos fazendo de tudo para que o porto possa gerar mais emprego para a população e riquezas para a economia do Paraná”, afirma Dividino.

Sobre a posse do novo diretor, Dividino afirma que tem tudo para ser a gestão ideal para o desenvolvimento do porto. “Ele reúne todos os requisitos para fazer o Porto de Antonina andar: é daqui, conhece as operações e o sistema portuário como um todo e está sempre pronto para defender os interesses da região”, conclui o superintendente.

Também estiverem presentes na cerimônia de posse de Souza o prefeito do município, João Ubirajara Lopes, o presidente do CAP de Antonina, Luiz Hamilton Lima Mendonça (da Secretaria de Portos do Governo Federal) e diversas autoridades locais.

Porto de Antonina
- Desde o primeiro trapiche construído, em 1856, o porto de Antonina sempre foi fundamental para o escoamento da produção paranaense. Nessa época, o principal produto do Estado era a erva-mate. Dezessete anos depois, em 1873, com a inauguração da Estrada da Graciosa e da linha férrea, que ligavam o município à capital Curitiba, o terminal portuário intensificou as atividades e chegou a ser, no início do século XX, um dos mais importantes portos do país em exportação. Movimentou variadas cargas das quais, no final dos anos 1990, permaneceram os congelados, minérios de ferro e fertilizantes.

Localizado em um ponto estratégico do Estado, o Porto de Antonina atualmente amplia a agilidade e qualidade dos serviços do Porto de Paranaguá, principalmente no recebimento de fertilizantes. Em 2011, chegou a descarregar mais de 1,2 milhão de toneladas do produto. Além deste, o terminal também realiza algumas operações de exportação de açúcar em saca.

O Porto de Antonina tem enorme vocação para atendimento a operações supply-boat, na exploração da camada do pré-sal, e capacidade de instalação de indústria de construção, reparo e manutenção naval. Vocações, estas, que estão sendo exploradas pelo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO).

Últimos números
– No último mês de janeiro, o Porto de Antonina recebeu dez navios, totalizando 139.297 toneladas - 129.297 de fertilizantes e outras dez mil de açúcar.