Nova nota oficial 24/06/2013 - 13:50

   A chuva intensa e o vento forte impedem que seja colocado em prática o plano de resgate elaborado para retirar a balsa com guincho que afundou no Porto de Paranaguá na madrugada do último sábado (22). Uma rajada de vento provocou altas ondas que viraram a balsa que está trabalhando nas obras de ampliação do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).

   O plano de resgate para retirar os cerca de 1,2 mil litros de óleo que estão no tanque do guincho e nos motores da balsa foi elaborado em parceria com o IAP e o IBAMA. Para que as atividades subaquáticas de transbordo do óleo sejam realizadas com segurança, o ideal é que a chuva e o vento diminuam.

    Equipes da Appa, do IAP, do IBAMA e do TCP estão no local. Desde sábado, mergulhadores têm ido até o fundo do mar averiguar a situação do tanque e ele continua intacto. Não há vazamento de óleo.

    O trabalho será realizado basicamente em duas etapas: na primeira, será feito o transbordo do óleo e, depois, o próprio guincho e a balsa serão retirados do mar.

    Como o fato ocorreu na extremidade leste do cais, onde estão acontecendo obras do TCP, não há prejuízo na navegação em Paranaguá e o Porto segue funcionando normalmente. As obras de ampliação do TCP estão sendo realizadas pela Construtora Porto.

    A Appa abriu uma sindicância para verificar as causas do acidente. O relatório deve ser concluído em 30 dias.

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